A Triumph apresentou hoje (12) todos os detalhes técnicos da TE-1 a sua primeira motocicleta elétrica. Com o design inspirado na Speed Triple, o modelo fornece 177 cv de potência e pode ser recarregado de 0-80% em apenas 20 minutos.
Anunciada pela primeira vez em 2019, a Triumph TE-1 é fruto de uma colaboração da fabricante de Hinkley com outras empresas britânicas, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain, WMG e Universidade de Warwick, cada uma responsável por uma parte do projeto.
Agora, eles anunciaram que o projeto completou a sua quarta fase, ou seja, os testes dinâmicos realizados em uma pista de competição. Os números impressionam: 177 cv de potência máxima e 109 NM de torque. Com um peso total de 220 kg, a Triumph TE-1 é 4,5 kg mais leve do que o protótipo V21L da Ducati para a MotoE.
São números que se traduzem em resultados na prática. Para ir de zero a 96 km/h, a motocicleta precisa de apenas 3,6 segundos. De 0 a 160 km/h, ela faz em apenas 6,2 segundos. Além disso, o protótipo possui um som próprio, desenvolvido para aumentar sua intensidade de acordo com o aumento da velocidade.
A bateria, projetada em conjunto com a Williams, permite percorrer 161 km com uma única carga (com testes baseados em utilização real). A recarga, feita em uma abertura no lugar do tanque, à frente do assento, pode ser feita de 0% a 80% em apenas 20 minutos, desde que com o seu melhor recarregador.
As dimensões do protótipo não foram divulgadas, mas eles afirmam que a TE-1 foi projetada para ter a dinâmica de condução de uma Street Triple 765 RS, além da ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed Triple 1200 RS, modelos na qual claramente se inspira.
Segundo a Triumph, o protótipo “alcançou excelentes resultados em termos de densidade de energia da bateria” e superou as expectativas iniciais durante os testes dinâmicos realizados no circuito de Oulton Park, pelo piloto profissional norte-americano, Brandon Paasch.
Apesar do seu aspecto completamente convincente e finalizado o protótipo TE-1 nunca entrará em produção. Em vez disso, servirá como uma ferramenta educacional para permitir que a Triumph construa o que eles acreditam ser motocicletas elétricas viáveis para produção futura.
“Queríamos um veículo para não apenas construir nosso conhecimento, mas também mostrar nossa experiência em poder desenvolver algo completamente novo“, disse o diretor de produtos da Triumph, Steve Sargent. “Muitos dos caras que trabalharam neste projeto agora estão trabalhando em nossos veículos elétricos de produção. Já temos motos na prancheta agora que os caras estão começando a desenvolver.“