A Triumph Motorcycles e a Bajaj Auto, uma das maiores montadoras da Índia, anunciaram hoje (8) uma nova parceria técnica. O objetivo é expandir o alcance global da marca inglesa, principalmente no oriente.
Com essa parceria, a Bajaj Auto ficará encarregada de produzir na Índia alguns modelos da Triumph, permitindo aumentar significativamente a produção com uma mão de obra mais em conta. Atualmente, a marca inglesa vende apenas 300 unidades no país hindu.
“Esperamos irromper o mercado global com os pontos fortes individuais de nossos parceiros, incluindo a posição da marca e a percepção, tecnologia de design e desenvolvimento, competitividade de qualidade e custo e distribuição mundial“, disse a Bajaj Auto, em seu comunicado.
Não é a primeira vez que a Bajaj Auto realiza uma parceria com uma marca consagrada do ocidente. Os indianos já possuem uma participação de 48% na KTM, montando em sua fábrica de Chakan os modelos Duke 200 e Duke 390. No ranking mundial de produção de motos, eles ficam em sexto lugar.
O que se espera é que os modelos da Triumph também passem a ser montados na fábrica de Chakan, suprindo os segmentos imediatamente acima da KTM. Entretanto, também se imagina que uma nova linha britânica de baixa cilindrada possa estar no horizonte.
Essas alianças técnicas se transformaram na principal opção das montadoras em continuarem se expandindo com custos acessíveis. A pioneira foi a BMW Motorrad, que firmou, ainda em 2013, uma Joint Venture com o grupo TVS Motors, também da Índia.
Além da já citada KTM, a Bajaj Auto também estuda adquirir a Ducati do Grupo Volkswagen, o que certamente incluiria a marca de Borgo Panigale nesse sistema terceirizado de montagem. Além dessas, a Harley-Davidson é outra que planeja abrir uma fábrica bem distante dos Estados Unidos, na Tailândia.