Apesar da retração de 21% no mercado de motocicletas premium (acima de 500cc) vista esse ano no mercado brasileiro, a Triumph planeja manter a estratégia agressiva em 2017, com o lançamento de novos modelos e inauguração de concessionárias.
No varejo, entre janeiro e novembro de 2016, a Triumph já comercializou 3.500 motocicletas e deverá atingir um volume total em torno de 3.800 unidades até o final de dezembro. Com isso, seu desempenho apresentará uma pequena queda de 4,5%, em relação à 2015. Contudo, a participação da marca neste segmento no Brasil, em torno de 10,75%, é bem superior à média mundial da Triumph, que é de 6,4%.
Por isso, eles apostam nestes bons números e também em uma estratégia ousada de lançamentos para projetar um crescimento em suas vendas em 2017. “Nossa expectativa é comercializar aproximadamente 4.000 motocicletas no próximo ano, o que representará um aumento acima de 5% nos nossos negócios”, prevê Waldyr Ferreira, gerente Geral da Triumph Motorcycles Brazil. “Como o segmento premium deverá se manter no mesmo patamar de 2016, em torno de 35.000 a 36.000 motos, em 2017 planejamos ampliar nossa participação no setor para algo entre 11% e 12%”, acrescenta o executivo.
Em 2016, foram lançadas no Brasil oito novas motocicletas da marca inglesa. Além das três clássicas, Street Twin, Thruxton R e Bonneville T120, já estão nas concessionárias a Tiger Sport, Tiger Explorer XR, XCx, XCa e Speed Triple R. Em dezembro, mais um integrante importante chegará, a Bonneville T120 Black.
Seguindo a mesma estratégia, várias novidades da marca serão lançadas em 2017, como, por exemplo, a chegada da Street Cup (abril), Bobber (maio) e Scrambler (junho), modelos recém-lançados no Salão de Colônia, na Alemanha e de Milão, na Itália, no começo desse mês.
A grande maioria das motocicletas vendidas no Brasil é montada na fábrica instalada em Manaus (AM). Inaugurada em outubro de 2012, com 2.945,94 m² e produção de somente três modelos, hoje a unidade é responsável pela montagem de 16 motocicletas (incluindo a nova Bonneville T120 Black) e mais duas começam a ser montadas a partir de janeiro. A capacidade produtiva atual é de 7.000 motos por ano.
A Rede de concessionárias conta hoje com 15 revendas no país e ganhará mais uma no próximo mês, em Londrina (PR). “Nossa estratégia atual é ter muito cuidado com o ritmo de crescimento da Rede, nomeando novos representantes somente em praças estratégicas. Não queremos perder a qualidade dos nossos serviços e, ao mesmo tempo, queremos concessionários fortes e com experiência no setor”, explica o executivo. “Em 2017, a expectativa é abrir duas novas concessionárias em cidades que estamos prospectando nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste”, acrescenta.