Assim como já havia revelado o balanço global, a Triumph do Brasil conseguiu manter um (pequeno) crescimento ao longo do difícil ano de 2017. A marca inglesa promete melhorar as marcas em 2018 com a apresentação da nova Tiger 800.
A Triumph fechou 2017 com 3.919 motocicletas comercializadas no mercado brasileiro, um pequeno crescimento de 0,56%. Os números correspondem ao balanço global, que viu a marca de Hinckley crescer 12,7%, apesar de os mercados apresentarem queda em diversos países.
Esse foi o caso do Brasil, já que o mercado nacional de motocicletas caiu 12%, segundo dados oficiais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Trata-se do terceiro ano consecutivo de quedas.
Para 2018, a Triumph projeta atingir um volume de 4.250 unidades vendidas. Se as metas forem atingidas representará uma alta de 8,4% sobre 2017 sendo o segundo melhor resultado da marca no país desde a sua chegada, em 2012. Em 2014, último ano de mercado em crescimento, a marca chegou a comercializar 4.600 motos no Brasil.
Tiger 800, líder da categoria
Para isso, a Triumph já renovou a parceria com o chef Henrique Fogaça, embaixador da marca no Brasil e pretende lançar no país a nova Tiger 800, que foi inteiramente revista e apresentada no último Salão de Milão (EICMA), em novembro. A Big Trail é líder de vendas em sua categoria.
Em franco crescimento, o segmento de big trails até 800cc atingiu um volume de 4.400 motocicletas em 2017, 5% a mais que em 2016. A linha Tiger 800 responde por cerca de 44% do segmento (liderança pelo segundo ano consecutivo), com 1.848 unidades vendidas e 47% das vendas totais da marca.
“Em 2018, com o lançamento da nova Tiger 800, planejamos atingir um volume de 2.000 motos, crescendo perto de 6%” e mantendo esta liderança”, explica Waldyr Ferreira, gerente geral da Triumph no Brasil.