A Triumph do Brasil anunciou ontem (16) os resultados do ano fiscal 2017/2018. A divisão brasileira obteve um crescimento de 9%, o maior entre todas as subsidiárias da marca britânica no mundo. Tiger 800 e linha Bonneville são as que mais vendem.
Foram 4.244 motocicletas vendidas no varejo em doze meses, bem mais que as 3.949 unidades comercializadas no ano fiscal anterior (1º de julho de 2016 a 30 de junho de 2017). No mundo todo, a Triumph vendeu mais de 61.000 motocicletas.
Apesar da crise no mercado brasileiro (prejudicado ainda pela Greve dos Caminhoneiros de maio), a Triumph atingiu um market share (nível de participação) de 13,7%, no segmento de motocicletas premium (acima de 500cc), o terceiro mais elevado da marca no planeta, só perdendo para Inglaterra e Índia.
O desempenho segue em alta também este ano. No primeiro semestre, o market share já atingiu 14,2% e nos últimos dois meses (maio e junho) a Triumph ficou em terceiro lugar nas vendas nacionais dentro do seu segmento. Em algumas regiões, já é líder de mercado, como Distrito Federal, Goiás, Grande Belo Horizonte (MG), Grande Porto Alegre (RS), Paraíba e São José dos Campos (SP).
Com relação aos modelos, a Tiger 800, líder pelo terceiro ano consecutivo, teve 2.160 motos vendidas entre 2017/2018, um crescimento de 10,9% sobre as 1.948 motos obtidas anteriormente. O segmento big trail até 800cc atingiu um volume de 4.400 motocicletas em 2017, crescendo cerca de 5% sobre o total comercializado em 2016.
A expectativa para o restante de 2018 é que este segmento acompanhe o crescimento projetado pela Abraciclo, atingindo em torno de 4.700 motos (uma alta em torno de 6%). Do total obtido em 2017, a linha Tiger 800 respondeu por cerca de 44% do segmento, com 1.848 unidades vendidas. A meta agora é superar 2.000 motos até dezembro.
As motocicletas clássicas também continuam com vendas de vento em popa. No ano fiscal 2018, a Triumph vendeu 891 unidades entre os diversos modelos disponíveis no Brasil, com destaque para a Street Twin, a mais vendida, com 257 unidades. No ano anterior, a marca havia vendido 621 modelos no mercado nacional. O crescimento, portanto, foi de 43,4%, o maior da Triumph no Brasil neste período.
Para Waldyr Ferreira, gerente da Triumph Brasileira, os resultados refletem a qualidade dos produtos e serviços: “Temos qualidade, muita tradição e uma grande variedade de modelos para diferentes estilos de pilotagem“, afirmou. Sobre as clássicas, o empresário acha que a marca está bem à frente das demais. “Enquanto as outras estão criando novos modelos com visual retrô, a Triumph relança modelos emblemáticos e de grande sucesso que fazem parte da sua longa história“, destaca.