A Triumph anunciou hoje (19) que já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil a novíssima Speed Twin. Com um motor de 1200cc e quase 100 cv, a motocicleta quer mostrar que as clássicas também podem ser rápidas e divertidas.
Apresentada no Salão de Paris em dezembro do ano passado, a Speed Twin segue a mesma proposta de sua irmã menor, Street Twin: ser uma motocicleta retrô para rodar no dia-a-dia, com muito estilo e personalidade.
Se o motociclista não abre mão de esportividade, a Speed Twin providencia isso através de seu motor, o mesmo bicilíndrico em linha com 8 válvulas e refrigeração líquida que equipa a Thruxton R, capaz de render 97 cv a 6.750 rpm e 11,42 kgf.m de torque a apenas a 4.950 rotações.
Desenvolvido a partir do motor da Thruxton R, o motor da Speed Twin conta com um novo cabeçote de alta compressão, tampas de magnésio mais leves e um conjunto de embreagem revisado. Juntas, essas atualizações resultaram em uma economia de 2,5 kg em relação ao propulsor da Café Racer.
Leia também
Nova Triumph Street Scrambler já está disponível nas concessionárias
Triumph inaugura em Fortaleza a sua 17ª Concessionária no Brasil
Nova Triumph Rocket é flagrada praticamente pronta
Segundo a marca britânica, isso também significou um aumento de 76% de potência em relação à primeira geração da Street Twin de 2016/17 e de 49% em relação à Street Twin 2018. No que concerne ao torque, o crescimento sobre o último modelo foi de 40%.
A Speed Twin também se diferencia da Street Twin nas suspensões, que montam garfos Kayaba de 41mm na dianteira e dois amortecedores com 120mm de curso, ajustáveis na traseira. São dois discos de 305 mm na frente, mordidos por pinças Brembo. Os pneus são mais esportivos.
O painel é outro componente que transmite maior sensação de esportividade. Enquanto na Street Twin, as informações são dispostas em um único mostrador, na Speed Twin, velocímetro e conta-giros estão em “copinhos” separados, ambos com carregando funções digitais.
Na parte eletrônica, a Speed Twin conta com acelerador ride-by-wire e três modos de pilotagem: Sport, Road e Rain. O controle de tração pode ser desligado e os freios ABS foram descritos pela marca como “discretos, mas eficientes”. Uma tomada auxiliar USB foi adicionada e a iluminação é toda composta por LEDs.
A Triumph Speed Twin já está disponível nas 17 concessionárias brasileiras em três opções de cores: Silver Ice/Storm Grey, com linhas de grafite pintadas à mão e listra branca; Korosi Red/Storm Grey, com linhas de grafite pintadas à mão e listra branca; e Jet Black (preto fosco). O preço anunciado foi de R$ 47.990,00.