Foi flagrado rodando em testes na Europa um protótipo carenado da Triumph que aparentemente é uma nova Daytona com o motor da Trident 660. A supersport foi descontinuada há 6 anos.
O protótipo foi flagrado no sul da Espanha, onde a fabricante britânica mantém uma base para pesquisa e desenvolvimento. O design é muito semelhante às Daytona anteriores, mas as tampas do motor sugerem o mesmo propulsor da recente Trident 660.
Não é de todo surpreendente, já que a linha Trident/Tiger 660 utiliza um motor que é derivado da própria Daytona 675, descontinuada em 2016 pela então aparente falta de demanda do segmento. No entanto, modelos como Aprilia RS 600 e Yamaha R7 mostraram que isso não era verdade.
Isso significa que a potência máxima deve ficar em torno dos 80 cv a 10.250 rpm, com um torque de 6,5 “quilos” a 6.250 rpm, que são os números da Trident 660. Talvez um pouco mais, já que o motor foi bem amansado e a Triumph sabe a “fórmula” para animá-lo.
Podemos esperar, portanto uma Daytona 660 menos radical do que sua antecessora, modelo que encarava de igual para igual as nervosas tetracilíndricas Yamaha R6, Honda CBR600RR e Kawasaki ZX-6R. A adequação para o uso diário parece ser o foco aqui.
Isso pode ser observado nas próprias fotos. Embora semi guidões estejam instalados, o piloto de teste mostrado não parece estar muito curvado. Isso também parece continuar com o assento comparativamente acolchoado do protótipo.
O design da parte traseira, como o braço oscilante, o amortecedor e a rabeta também é quase idêntico à Trident 660; por outro lado, na dianteira, os garfos parece ter sido modificado e os freios agora são montados de forma radial.
O protótipo fotografado parece estar quase totalmente desenvolvido, o que sugere que a apresentação está num futuro não muito distante. A Triumph gosta de deixar passar os concorridos meses de outubro e novembro para revelar suas novidades depois, entre dezembro e janeiro. Será?