A Triumph começou hoje (19) a campanha de divulgação para um grande lançamento no dia 9 de janeiro de 2024. Ao que tudo indica, será a nova Daytona 660, flagrada em testes esse ano.
Descontinuada em 2016, a Daytona 675 era uma supersport capaz de rivalizar de igual para para igual com os ícones do segmento, CBR600RR, Yamaha R6 e Suzuki GSX-R600. Após isso, a Triumph fez apenas uma tiragem limitada da Daytona 765R, inspirada na Moto2.
A nova Daytona 660 tem tudo para ser a nova integrante da linha de médias da marca britânica, que já conta com os modelos Trident 660 e Tiger Sport 660. Ou seja, com uma potência bem menor do que o modelo antigo, girando em torno de 80 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgf.m a 6.250 rpm.
Isso fica bem evidente nas fotos do protótipo em testes flagrado em agosto desse ano, na Espanha. O guidão é alto e as pedaleiras pouco recuadas, proporcionando uma posição de pilotagem confortável. Toda a mecânica parece ser a mesma da Trident 660, exceto os freios.
O objetivo da Triumph é rivalizar com os atuais modelos de dois cilindros, como a Kawasaki Z650, Yamaha YZF-R7 e a novíssima Suzuki GSX-8R, apresentada no EICMA. O foco não é mais a esportividade pura e sim uma moto utilizável no dia a dia – com um toque esportivo.
E há quem diga que a moto não se chamará Daytona. No universo Triumph, existiu um conceito de turismo esportivo chamado “Sprint” por 18 anos (1993 a 2011) que parece se encaixar melhor com o novo modelo de 660cc.
Quer seja Daytona 660 ou Sprint 660, não devemos demorar muito para descobrir a verdade. A revelação será feita em 9 de janeiro, mês que a Triumph tem adotado para apresentar suas melhores novidades, em uma tentativa de fugir das datas convencionais de fim de ano.




