As mudanças no Mundial de Supersport parecem estar surtindo efeito. Depois de Ducati e MV Agusta, a Triumph é a próxima a competir no campeonato com uma Street Triple 765 especialmente preparada.
A equipe, que se chama oficialmente “Dynavolt Triumph”, é originária do Campeonato Britânico de Superbikes (BSB), assim como o chefe, Simon Buckmaster e os pilotos, Kyle Smith e Brandon Paasch. Com apenas 19 anos, Paasch vem do MotoAmerica e tem passagens pela Moto3 em 2019.
Isso foi possível graças a uma reorganização no regulamento técnico. A partir de 2022, serão admitidas motos com mais de 600cc desde que não tenham quatro cilindros, categoria na qual se enquadra a Stree Triple 765 RS, assim como a Ducati Panigale V2 (955 cm³) e MV Agusta F3 800. Mesmo assim há restrições.
“Não invejo o Diretor Técnico do Mundial de Supersport Scott Smart, por seu trabalho tentando equilibrar os diferentes conceitos, mas ele é muito inteligente“, disse Buckmaster ao comentar sobre as novas regras do campeonato. “Acho que as regras funcionarão desde a primeira corrida.“
“Temos que preparar um kit de corrida que depois será aprovado pela FIM. O mesmo vale para Ducati e MV Agusta. Atualmente, ninguém pode prever qual será o equilíbrio de poder. Mas acho que a Yamaha será a referência“, acredita Buckmaster. “A Ducati é considerada por muitos a melhor porque tem 955cc, mas também é mais pesada“.
O objetivo é que essas motocicletas sejam capazes de enfrentar as atuais dominadoras do campeonato, Yamaha YZF-R6 e Kawasaki Ninja ZX-6R melhor do que tem sido feito até agora. Para se ter uma ideia, as duas fabricantes venceram as últimas seis temporadas.