A Triumph apresentou hoje (10) todos os detalhes da nova Bonneville Bobber TFC, edição limitada da motocicleta, que conta com uma pintura exclusiva e vários aprimoramentos.
TFC significa “Triumph Factory Custom” ou seja, o serviço de customização de fábrica da marca que foi lançado há alguns anos. Funciona mais ou menos como a sigla CVO (Custom Veichel Operations) da Harley-Davidson. Fazia tempo que não ouvíamos falar dela.
A sigla está de volta com esta Bonneville Bobber, que ganhou uma pintura bicolor em preto e dourado aplicadas manualmente na fábrica. O pintor assina pessoalmente a parte inferior do tanque de combustível e as tampas laterais são de carbono com um revestimento granulado.
Outros detalhes especiais específicos do modelo são o assento de couro legítimo, os indicadores traseiros com lanternas traseiras integradas e semi-guidões no que resulta em uma posição de assento mais desportiva e orientada para as rodas dianteiras.
Falando em roda, a dianteira é mais fina, na medida 100/90-19 em vez da 130-16 anteriores. Na traseira, porém, o tamanho 150/80-16 permanece inalterado. As pinças de freio Brembo monobloco de 4 pistões são aparafusadas radialmente nos discos duplos.
A suspensão é composta por garfos Öhlins invertidos e ajustáveis com os tubos internos dourados. O amortecedor totalmente preto, também é ajustável. O peso com tanque de 9 litros cheio é de 237 quilos, ao passo que o modelo convencional, com tanque maior, de 12 litros, chega a 251 kg.
Há também um escapamento Akrapovic preto fosco e decorado com elementos de carbono. Em conjunto com o módulo do motor especialmente adaptado, a potência máxima de 78 cv chega mais cedo, aos 6.000 rpm em vez dos 6.100 rpm anteriores. O mesmo vale para o torque de 106 Nm a 3.750 rpm em vez de 4.000 rpm.
Pouco foi dito sobre a parte eletrônica que é praticamente a mesma. Mas para explorar a resposta mais agressiva do acelerador foi adicionado um modo “Sport” aos modos de pilotagem habituais “Road” e “Rain” da versão convencional.
Apenas 750 unidades da Bonneville Bobber TFC numeradas em todo o mundo estão planejadas para serem entregues entre março e abril de 2025. Caríssima, na Europa será vendida por cerca de 20.000 euros. Por isso é pouco provável que cheguem ao Brasil, mas nunca se sabe…







