A Triumph apresentou hoje (27) o modelo 2025 da Speed Triple 1200RS. A hypernaked britânica teve o seu motor atualizado para as novas leis de emissões, ganhando potência extra e uma eletrônica ainda mais sofisticada.
O motor de três cilindros em linha de 1.160 cm³ e 12 válvulas agora está gerando 183 cv a 10.750 rpm — cerca de 3 cv a mais que a versão anterior, introduzida pela primeira vez em 2021. O torque aumentou para 128 Nm a 8.750 rpm, 3 NM a mais que antes e chegando 350 rpm antes.
Basicamente isso foi possível graças a um silenciador mais compacto, mais curto e mais centralizado em massa que ajuda na dirigibilidade, mas também flui mais livremente. Opcionalmente também está disponível uma ponteira Akrapovic em fibra de carbono e titânio.
O motor precisa ser verificado a cada 16.000 km ou 12 meses, com uma garantia Triumph de dois anos incluída no pacote. A economia de combustível também foi melhorada e você deve ser capaz de percorrer 280 km com o tanque de 15,5 litros cheio.
Apesar de todas as atualizações e upgrades, a motocicleta pesa apenas um quilo a mais do que antes, ou seja, 199 kg pronta para andar, o que é ótimo para uma 1200cc. A suspensão Öhlins manualmente ajustável do modelo antigo agora é eletrônica e faz ajustes em tempo real.
As configurações podem ser visualizadas por meio de um painel TFT colorido de cinco polegadas e controladas por meio de um “joystick” no punho esquerdo. Estão disponíveis 5 modos de pilotagem, ABS em curvas, controle de tração, controle de cruzeiro, um quickshifter bidirecional.
A ergonomia da motocicleta foi revista com a instalação de um novo guidão 20 mm mais largo em ambos os lados para mais espaço, e o seu ângulo de montagem foi alterado mais para cima, para uma postura um pouco mais ereta.
Além disso, há novas rodas de alumínio fundido, pinças de freio dianteiras Brembo Stylema monobloco, que mordem discos de 320 mm. Elas funcionam junto com um conjunto de pneus Pirelli Diablo Supercorsa V3 SP e um amortecedor de direção para ajudar na estabilidade.
A chegada às concessionárias europeias da Triumph está prevista para começar a partir de abril de 2025. O preço gira em torno dos 20.000 euros, quase 125.000 reais hoje. Existem três variantes de cores para escolher. A versão Café Racer Speed Triple 1200 RR foi descontinuada.