Conforme o prometido, a Triumph apresentou hoje (25) as primeiras fotos oficiais da Scrambler 1200. O modelo mais apimentado da linha será oferecido em duas versões, XC e XE.
Ambas compartilham o mesmo motor, o ainda recente bicilíndrico paralelo de 1200cc de oito válvulas e refrigeração líquida que equipa a Bonneville, Thruxton e Bobber T120 desde 2016. Esse propulsor é capaz de fornecer cerca de 90 cv a 7.400 rpm e 11,21 kgf.m de torque apenas 3.950 rotações.
As duas versões também compartilham o mesmo quadro, de aço tubular e rodas, que são de 21 polegadas na frente e de 17 atrás, com raios de alumínio. As diferenças ficam por conta das especificações, de modo semelhante ao que já acontece na linha Tiger 800 e 1200.
Scrambler 1200 XC
A XC é mais do estilo Dual Purpose, ou seja, que gosta de ficar mais no asfalto, mas aceita estradinhas de terra ocasionais. Sua balança é mais curta (547mm), proporcionando um comportamento mais ágil na cidade e a suspensão Showa é menos robusta (45mm) e mais firme (200mm de curso).
Ambas compartilham o mesmo sistema de freios, discos de 320 mm com pinças Brembo M50 monobloco e cilindro mestre radial. O ABS pode ser desligado para a utilização no off-road, mas apenas a XE possui o dispositivo atuante em curvas, mais sofisticado.
Scrambler 1200 XE
A XE, como você já deve ter notado é mais radical e divertida para pilotar. Embora o motor e o chassi sejam iguais, a Triumph garante que a sensação ao guidão é completamente diferente na versão mais cara, graças a pequenos ajustes que mudaram o caráter da motocicleta.
O braço oscilante, por exemplo, é mais longo (579mm) o que dá mais tração na terra, terreno onde a XE deve atuar mais. As bengalas dianteiras, embora também sejam da Showa, são de especificações diferentes, com tubos de 47mm e curso mais longo, 250mm, mesma “viagem” vista no amortecedor traseiro Öhlins, completamente regulável nas duas versões.
A XE é mais alta, tanto ao guidão (1250mm contra 1200mm na XC), quanto no assento (87cm contra 84 na XC). Por conta do braço oscilante, elas diferem também no comprimento, (2.325mm e 2285mm) e no peso (207 kg e 205 kg), respectivamente.
As duas versões voltam a ficar semelhantes na parte elétrico-eletrônica. O painel é inteiramente digital e a iluminação é nova, graças à um novo farol de cinco polegadas. A embreagem é de torque assistido e ainda há cruise control e porta USB. Apenas a XE, no entanto, conta com protetores de mão e punhos aquecidas de série.
A Scrambler 1200 é a primeira motocicleta do mundo a contar com um controle GoPro integrado e também o primeiro sistema de navegação “turn-by-turn” da Triumph, que habilita um pacote de acessórios acionados via Bluetooth. Os pilotos poderão, por exemplo, capturar vídeo e tirar fotos pelo quadro da motocicleta.
Cada modelo estará disponível em duas opções de cores: preto e verde para a XC; branco, verde, azul e preto brilhante para a XE. Ambas terão uma lista de mais de 80 acessórios para personalizá-las. O preço ainda não foi revelado, mas suas vendas na Europa começam em 14 de dezembro.
Triumph Scrambler 1200 XC
Triumph Scrambler 1200 XE