A Triumph apresentou hoje (19) a linha 2024 da Rocket III. A cruiser britânica recebeu aprimoramentos para se adequar às leis de emissões e ficou ainda mais poderosa do que já era, além de ganhar um novo acabamento bandidão.
Os ajustes no motor garantem que a moto cumpra os mais recentes limites de emissões do Euro5+ na Europa, reduzindo ligeiramente a sua produção de CO². A Triumph fez isso instalando catalisadores maiores no escapamento e compensando a perda de potência com um remapeamento eletrônico.
O monstruoso motor de três cilindros longitudinais e 2.458 cm³ de deslocamento agora está rendendo 183 cv, graças a um aumento das rotações máximas, 7.000 rpm em vez de 6.000 rpm de antes. O impressionante torque total aumentou para 22,9 kgf.m, mas chega as mesmas 4.000 rpm do modelo anterior. Para ter uma noção, um Opala 4.1 tem 29 kgf.m de torque. Nada mal, hein?
O chassi permanece inalterado, com o mesmo quadro de alumínio e garfos Showa de 47 mm totalmente ajustáveis, assim como o amortecedor traseiro. Mesma coisa com os freios, que já eram impressionantes graças às pinças dianteiras radiais de quatro pistões Brembo Stylema M4.30 em discos duplos de 320 mm. Atrás, o discão de 300 mm é mordido por uma pinça M4.32.
Graças a uma IMU que mede seis eixos inerciais, a parte eletrônica é de primeira, com ABS em curvas de série, vários níveis de controle de tração e quatro modos de pilotagem. Outros equipamentos incluem controle de cruzeiro e controle de subida, aquele que ajuda a segurar a moto em subidas muito íngremes (útil em uma moto com mais de 300 kg), bem como ignição sem chave (keyless).
Como antes, haverá duas versões: a “R”, mais agressiva e esportiva e a “GT”, com maior enfoque em viagens. No entanto, ambas são agora conhecidos como modelos “Storm”, dispensando os cromados anteriores para adotar um acabamento em preto fosco que deixaram o estilo menos classudo e mais bandidão. O objetivo parece querer rivalizar com a Ducati Diavel V4.
A GT apresenta um guidão 125 mm mais alto do que a R. A altura do assento também é 23 mm mais baixa, 750 mm. A posição dos pedais também é diferente, com a R mantendo as pernas recuadas em duas configurações de ajuste. Na GT, as pernas ficam avançadas em três níveis com 50 mm de curso. Ambas apresentam apoios para os pés retráteis e escurecidos.
Introduzida em 2004, a Triumph Rocket III está completando 20 anos de mercado. Depois de passar um bom tempo quase completamente esquecida, o interesse pelo estilo cruiser graças à própria Diavel V4 e outros modelos, como a BMW R18. A filial brasileira sempre trouxe o modelo pra cá (disponível atualmente a partir de R$ 127.990,00) e não deve ser diferente agora.