A Triumph apresentou ontem (13) para a imprensa a nova linha Tiger Explorer 1200 e Speed Triple, que chegam ao Brasil depois de passarem por uma remodelação no final do ano passado. A marca inglesa passa a oferecer a big trail nas versões XR (R$ 58.500,00) e XCx (R$ 70.500,00) enquanto a naked chega na versão R por R$ 59.500,00.
O visual do novo modelo, apesar de renovado, mantém a personalidade inconfundível da linha Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador tornam a moto ainda mais marcante, moderna e “atlética”. A aparência geral é reforçada por tampas de motor pintadas, contrastando com as caixas de motor pretas.
Os painéis junto ao tanque de combustível melhoraram o desempenho aerodinâmico, ajudando na economia de combustível e tornando a viagem mais confortável para o piloto e o garupa. O duto que desempenha um papel marcante no visual dos painéis do tanque de combustível e também na carenagem do radiador foi criado para afastar o ar quente do piloto, ampliando seu conforto ao conduzir a moto.
Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico de 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm). Para fazer um melhor uso desta potência, a nova Tiger Explorer possui embreagem deslizante, com discos múltiplos que impedem o travamento da roda em reduções bruscas.
Ambos os modelos possuem um câmbio especialmente desenvolvido para facilitar as viagens de longa distância, com uma relação de marchas longa, além de também proporcionar uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. Um novo sistema de escape colocou a motocicleta em conformidade com as novas normas de emissões de poluentes da Europa (Euro4) e também do Promot 4.
Na parte ciclística, elas possuem garfos telescópicos WP de 48 mm com recuperação ajustável e amortecimento por compressão. Toda a linha conta, na dianteira, com dois discos oscilantes de 305 mm e pinças monobloco Brembo de quatro pistões. Na traseira, com um disco único de 282 mm, com pinça deslizante de dois pistões.
A versão XCx, mais completa, conta com suspensão semi-ativa, uma tecnologia que controla e se adapta continuamente conforme a pilotagem, ajustando-a em qualquer superfície. Interligada com os modos de pilotagem (Road e Rain na XR e mais a opção Off-Road na XCx), tudo pode ser configurado para controlar simultaneamente freios ABS, controle de tração e mapas de aceleração.
Isso é possível graças à centralina eletrônica IMU, (ou Inertial Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. O dispositivo ainda só está disponível apenas em motos Premium como essa.
Speed Triple R
O novo motor da Speed Triple conta com 104 modificações que geraram mais torque em todas as faixas de rotações e uma redução de até 10% no consumo de combustível. Agora são 140 cv de potência e 112 Nm de torque.
As inovações incluem uma nova câmara de combustão, novo cabeçote, novo virabrequim, novos pistões e novos corpos do acelerador. A embreagem é do tipo deslizante, o radiador é menor, porém mais eficiente e o escapamento possui um aumento de 70% na taxa de fluxo.
Na parte eletrônica, a Speed Triple recebeu tudo de ultima geração, como freios ABS e controle de tração comutáveis. A naked recebeu uma nova ECU e um novo acelerador Ride-by-Wire ajustável, com mapas de aceleração selecionáveis que melhoram a pilotagem, a resposta e o controle. Agora, são cinco modos diferentes de pilotagem à disposição: Road, Rain, Sport, Track e o novo “Rider Configurable”, que permite que o próprio piloto configure a motocicleta ao seu gosto.
O design geral recebeu poucas modificações, mantendo a mesma “cara” característica do modelo. A postura baixa e ágil é acentuada pelo novo quadro esguio e uma rabeta totalmente nova inspirada na esportiva Daytona 675R. O conjunto motor/radiador ficou consideravelmente mais estreito, proporcionando 20 mm a menos de distância entre eixos.
Alguns detalhes sofisticados demonstram a qualidade extra da versão R, topo de linha. O para-lama dianteiro e os painéis do tanque de combustível, por exemplo, são confeccionados em fibra de carbono; a suspensão é totalmente ajustável, com garfos invertidos Öhlins NIX30 na dianteira (ao contrário de Showa na versão normal). O modelo está disponível nas seguintes cores: Matt Graphite e Cristal White.
Triumph Tiger Explorer 1200 XR
Triumph Tiger Explorer 1200 XCx
Triumph Speed Triple R