Conforme o combinado, a Triumph apresentou hoje (30) a Trident 660, sua nova roadster média, que mescla design clássico e moderno. Com preço competitivo, intervalo de revisões aumentado e componentes de qualidade, a motocicleta visa enfrentar a líder da categoria, Yamaha MT-07.
Os sinais de que a marca britânica estava pensando em oferecer um produto mais acessível surgiram quando eles lançaram, no início do ano, a Street Triple S, versão mais simples da famosa naked com um motor tricilíndrico de 660cc limitado eletronicamente. Mas eles queriam mais. Algo novo.
E, ao contrário do que você está imaginando, o motor da Triumph Trident 660 é completamente diferente, embora compartilhem o mesmo deslocamento volumétrico. O diâmetro e o curso são outros, assim como pistões, manivelas, cabeçote, virabrequim, entre outras partes.
O resultado, de acordo com os britânicos, é um motor com a combinação mágica de torque abundante em baixas e médias rotações, mas que ainda oferece alguma emoção em altos giros. Traduzido em números, isso significa 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgf.m a 6.250 rpm. Haverá ainda uma versão para a categoria A2 com apenas 47 cv e 5,2 kgf.m.
O chassi também é totalmente novo, com a Triumph afirmando que oferece o manuseio “roadster” típico que esperamos da empresa, ou seja, bastante bom. Isso é endossado pelos componentes de ciclística adotados, como garfos Showa SFF de 41 mm com funções separadas para cada tubo, pinças Nissin e pneus Michelin Road 5, nas medidas 120/70/17 e 180/55/17.
A parte eletrônica também é irrepreensível. Dotada de acelerador eletrônico ride-by-wire, a Trident 660 conta com dois modos de pilotagem (Road e Rain), que mudam as características tanto do mapa do acelerador quanto do controle de tração. Como esperávamos, não há ABS em curvas, mas a Triumph afirma que seus níveis estão ajustados para o máximo o que, de certa forma, imita a função de um.
Tudo é controlado através de botões nos punhos e visualizado em um novo painel digital TFT colorido que pode ser pareado com um smartphone (se você comprar o módulo de conectividade) desbloqueando ligações, música e um navegador via satélite. O farol redondo de 7 polegadas tem iluminação de LED, assim como a lanterna traseira e os piscas.
A nova Triumph Trident 660 será oferecida na Europa em quatro opções de cores com o agressivo preço base de 7.300 euros, mais despesas de envio. Para se ter uma comparação, a Yamaha MT-07 custa em torno de Є 7.000, a Kawasaki Z650, Є 6.800 e a Honda CB650F, Є 7.500. Os ingleses ainda aumentaram o intervalo de revisões para 16 mil km e garantem 2 anos de garantia, sem limite de quilometragem. Bem impressionante.
Triumph Trident 660 – Ficha Técnica
MOTOR | ||
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Tipo | Três cilindros em linha, quatro tempos, DOHC | |
Deslocamento | 660 cm³ | |
Diâmetro x curso | 74 x 51,1 mm | |
Taxa de compressão | 11,1: 1 | |
Potência | 81 cv a 10.250 rpm | |
Torque | 64 Nm a 6.250 rpm | |
Injeção | Injeção eletrônica | |
Caixa de velocidade | Seis velocidades | |
Embreagem | Multi-disco em banho sw óleo, assistência anti-rebote | |
CHASSIS | ||
Quadro | Tubular de aço | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa SFF 41mm de diâmetro | |
Roda dianteira | Alumínio fundido 3,50 “x 17” | |
Suspensão traseira | Monochoque, Showa RSU, com ajuste de pré-carga | |
Roda traseira | Liga de alumínio 5,5 “x 17” | |
Freio dianteiro | Discos duplos de 310 mm, pinças axiais de pistão duplo Nissin com ABS | |
Freio traseiro | Disco de 255 mm, pinça de pistão único, ABS | |
Pesos e dimensões | ||
Peso em ordem de marcha | 189 kg | |
Altura do assento | 805 mm | |
Distância entre eixos | 1.401 mm | |
Ângulo de cáster | 24,6° | |
Avanço de direção | 107,3 mm | |
Tanque de combustível | 14 litros | |
Número de lugares | Dois lugares | |
Preço | Є 7.300 (variável de país para país) |