Conforme o prometido, a Triumph apresentou hoje (5) a Tiger Sport 660, sua nova crossover média, que promete deixar a briga com Yamaha Tracer 7, Kawasaki Versys 650 e Honda NC750X mais acirrada.
Amplamente divulgada desde agosto, a Tiger Sport 660 deriva totalmente da ainda recente Trident 660, apresentada no ano passado. O motor de três cilindros em linha é o mesmo, que rende 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgf.m a 6.250 rpm., com intervalo de manutenções de 16.000 km. Haverá também uma versão reduzida para a categoria A2.
Também vem da Trident o mesmo chassi principal, embora o subquadro tenha sido reprojetado para aguentar mais peso. As alças de apoio ao garupa são mais salientes e há encaixes para alforjes e top case. O tanque aumentou para 17 litros. O imponente para-brisa pode ser ajustado em altura em cerca de oito cm.
Na suspensão, a Tiger conta com garfos invertidos não ajustáveis Showa de 41 mm com curso total de 150 milímetros. O amortecedor só pode ser regulado na pré-carga da mola e também tem 150 mm de viagem. O assento está a 835 mm do solo e o peso total é de 206 kg, o que não deve afugentar os motociclistas menos experientes.
Com claro enfoque a quem prefere estradas asfaltadas (e para não concorrer com a Tiger Sport 850), a crossover conta com os mesmos pneus da Trident, ou seja, Michelin Road 5 nas medidas 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira. Os discos de freio de 310 mm na frente e 255 mm atrás são mordidos por pinças Nissin.
Escondido atrás do para-brisa está um novo painel TFT com uma seção na parte superior exibindo rotações, velocidade e nível de combustível e uma seção retangular inferior com as demais informações. Opcionalmente você pode adicionar o sistema de conectividade My Triumph habilitando navegação e recursos GoPro.
Graças ao acelerador eletrônico ride-by-wire, a Tiger Sport 660 conta com dois modos de pilotagem, Road e Rain (que apenas mudam a resposta do motor, mas não seu desempenho), controle de tração comutável, ABS e iluminação toda de LED, incluindo os piscas com desligamento automático.
Disponível nas concessionárias europeias a partir de fevereiro de 2022, a Tiger Sport 660 será oferecida nas cores azul/preto, vermelho metálico e cinza. O preço gira em torno dos € 8.000 dependendo do país, ou seja, um pouco mais cara que a Trident. Alforjes de 28 e 29 litros e um top case de 47 litros são alguns dos opcionais.