Conforme o combinado, a Triumph finalmente apresentou hoje (7) todos os detalhes da nova Tiger 1200, há muito tempo aguardada. 25 quilos mais leve e com mais potência, a motocicleta chega para redefinir as cartas no competitivo segmento big trail.
Flagrada em testes desde o início do ano passado, a nova Tiger 1200 era um segredo mal guardado, tanto que depois a própria marca de Hinckley tratou de confirmar a sua chegada e as principais alterações. A maior delas, sem dúvida, é o novo posicionamento do motor, que também passou por uma revisão significativa.
O motor de três cilindros tem um deslocamento volumétrico menor (1.160 cm³ ao invés de de 1.215 cm³), um virabrequim em T (o que eles chamam de “T-Plane”) e uma nova ordem de disparos, 180-270-270, que fornece um comportamento mais vivaz e um ronco mais encorpado.
Como resultado, apesar do motor menor e mais compacto, a potência aumentou de 141 cv para 150 cv a 9.000 rpm e de 12,4 kgf.m para 13,2 kgf.m a 7.000 giros. Como se tornou padrão na Triumph, o intervalo de manutenção foi estendido para 16.000 quilômetros.
O propulsor também foi movida mais para frente no chassi graças a um novo design de radiador dividido, que deve ajudar a tornar a motocicleta mais ágil. O eixo cardã foi redesenhado e é 1,5 kg mais leve do que o anterior. Quadro e braço oscilante também são 5,4 kg mais leves.
Graças a essa rígida dieta (que eliminou ainda alguns eletrônicos pouco procurados como o para-brisa de regulagem elétrica), a Tiger 1200 conseguiu perder incríveis 25 kg. Dependendo da especificação escolhida todas elas pesam agora entre 240 kg e 260 kg, o que é alguns quilos mais leve do que a concorrência.
Assim como já havia feito nos últimos anos, aquela terrível sopa de letrinhas entre versões é coisa do passado. Como na linha Tiger 900, a Tiger 1200 será disponibilizadas apenas em quatro modelos: GT e GT Pro, orientadas para utilização em asfalto; Rally e Rally Pro, para quem curte levantar um pouco de poeira.
As GT contam com rodas fundidas de 19 e 18 polegadas, enquanto que as Rally vêm com aros raiados de 19″ e 18″. Todas (mesmo a mais básica) possuem suspensão semi-ativa Showa, com diferenças de curso, 200 mm e 220 mm, de acordo com a proposta. O mesmo pode-se dizer da altura do assento, 850 mm e 875 mm respectivamente.
Na parte eletrônica, uma nova IMU permitiu o uso de ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação e um painel TFT, que integra um sistema comunicações bluetooth desenvolvido pela Sena. A Tiger 1200 ainda conta com ignição sem sem chave, que integra a ignição, a trava de guidão e a tampa do tanque de combustível (20 litros).
A Tiger 1200 chega às concessionárias europeias em abril do próximo ano a partir de 18.000 euros. A Triumph disponibiliza a linha “Explorer” que adiciona uma série de acessórios, como barras de proteção e um tanque de 30 litros. A expectativa é de que as motocicletas cheguem ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2022.
Triumph Tiger 1200 2022 – Ficha técnica
Tiger 1200 GT | Tiger 1200 Rally | ||
Motor | |||
Tipo | Três cilindros em linha, virabrequim 270º, DOHC | Três cilindros em linha, virabrequim 270º, DOHC | |
Deslocamento | 1.160 cm³ | 1.160 cm³ | |
Potência | 150 cv a 9.000 rpm | 150 cv a 9.000 rpm | |
Torque | 13,2 kgf.m a 7.000 rpm | 13,2 kgf.m a 7.000 rpm | |
Diâmetro x curso | 90 x 60,7 mm | 90 x 60,7 mm | |
Taxa de compressão | 13,2: 1 | 13,2: 1 | |
Refrigeração | Líquida | Líquida | |
Sistema de injeção | Injeção multiponto eletrônico com acelerador eletrônico | Injeção multiponto eletrônico com acelerador eletrônico | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo | Multi-disco em banho de óleo | |
Câmbio | Seis velocidades | Seis velocidades | |
Transmissão | Cardã | Cardã | |
Ciclística | |||
Estrutura | Tubular de aço com subchassi de alumínio aparafusado | Tubular de aço com subchassi de alumínio aparafusado | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa 49 mm com ajuste eletrônico, 200 mm de curso | Garfos invertidos Showa 49 mm com ajuste eletrônico, 220 mm de curso | |
Suspensão traseira | Monochoque Showa com ajuste eletrônico, 200mm de curso | Monochoque Showa com ajuste eletrônico, curso 220mm | |
Pneu dianteiro | Metzelet Tourance, 120/70-19 | Metzelet Karoo, 90/90-21 | |
Pneu traseiro | Metzelet Tourance, 150/70-18 | Metzelet Karoo, 150/70-18 “ | |
Freio dianteiro | Discos de 320 mm com pinças Brembo Stylema M4.30 e cilindro mestre radial Magura HC-1 | Discos de 320 mm com pinças Brembo Stylema M4.30 e cilindro mestre radial Magura HC-1 | |
Freio traseiro | Disco de 282 mm com pinça Brembo de pistão único | Disco de 282 mm com pinça Brembo de pistão único | |
Pesos e Dimensões | |||
Comprimento | 2.245 mm | 2.270 mm | |
Largura | 849 mm | 849 mm | |
Altura | 1.436 – 1.497 mm | 1.487 – 1.547 mm | |
Distância entre eixos | 1.560 mm | 1.560 mm | |
Altura do assento | 850 – 870 mm | 875 – 895 mm | |
Peso bruto | 240 kg (245 kg GT Pro e 255 GT Explorer) | 249 kg (261 kg Rally Explorer) | |
Tanque | 20 litros (30 litros GT Explorer) | 20 litros (30 litros Rally Explorer) | |
Preço | 18.000 – 22.200 – 24.100 euros (GT, GT Pro e GT Explorer) | 23.350 – 25.100 euros (Rally Pro e Rally Explorer) |