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Triumph apresenta nova Tiger 1200. Veja as fotos

Lucas Carioli 7 de dezembro de 2021




Conforme o combinado, a Triumph finalmente apresentou hoje (7) todos os detalhes da nova Tiger 1200, há muito tempo aguardada. 25 quilos mais leve e com mais potência, a motocicleta chega para redefinir as cartas no competitivo segmento big trail.

Flagrada em testes desde o início do ano passado, a nova Tiger 1200 era um segredo mal guardado, tanto que depois a própria marca de Hinckley tratou de confirmar a sua chegada e as principais alterações. A maior delas, sem dúvida, é o novo posicionamento do motor, que também passou por uma revisão significativa.

O motor de três cilindros tem um deslocamento volumétrico menor (1.160 cm³ ao invés de de 1.215 cm³), um virabrequim em T (o que eles chamam de “T-Plane”) e uma nova ordem de disparos, 180-270-270, que fornece um comportamento mais vivaz e um ronco mais encorpado.

Como resultado, apesar do motor menor e mais compacto, a potência aumentou de 141 cv para 150 cv a 9.000 rpm e de 12,4 kgf.m para 13,2 kgf.m a 7.000 giros. Como se tornou padrão na Triumph, o intervalo de manutenção foi estendido para 16.000 quilômetros.



Tiger 1200 GT.

O propulsor também foi movida mais para frente no chassi graças a um novo design de radiador dividido, que deve ajudar a tornar a motocicleta mais ágil. O eixo cardã foi redesenhado e é 1,5 kg mais leve do que o anterior. Quadro e braço oscilante também são 5,4 kg mais leves.

Graças a essa rígida dieta (que eliminou ainda alguns eletrônicos pouco procurados como o para-brisa de regulagem elétrica), a Tiger 1200 conseguiu perder incríveis 25 kg. Dependendo da especificação escolhida todas elas pesam agora entre 240 kg e 260 kg, o que é alguns quilos mais leve do que a concorrência.

Assim como já havia feito nos últimos anos, aquela terrível sopa de letrinhas entre versões é coisa do passado. Como na linha Tiger 900, a Tiger 1200 será disponibilizadas apenas em quatro modelos: GT e GT Pro, orientadas para utilização em asfalto; Rally e Rally Pro, para quem curte levantar um pouco de poeira.

Tiger 1200 Rally Pro.

As GT contam com rodas fundidas de 19 e 18 polegadas, enquanto que as Rally vêm com aros raiados de 19″ e 18″. Todas (mesmo a mais básica) possuem suspensão semi-ativa Showa, com diferenças de curso, 200 mm e 220 mm, de acordo com a proposta. O mesmo pode-se dizer da altura do assento, 850 mm e 875 mm respectivamente.

Na parte eletrônica, uma nova IMU permitiu o uso de ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação e um painel TFT, que integra um sistema comunicações bluetooth desenvolvido pela Sena. A Tiger 1200 ainda conta com ignição sem sem chave, que integra a ignição, a trava de guidão e a tampa do tanque de combustível (20 litros).

A Tiger 1200 chega às concessionárias europeias em abril do próximo ano a partir de 18.000 euros. A Triumph disponibiliza a linha “Explorer” que adiciona uma série de acessórios, como barras de proteção e um tanque de 30 litros. A expectativa é de que as motocicletas cheguem ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2022.

Triumph Tiger 1200 2022 – Ficha técnica

Tiger 1200 GTTiger 1200 Rally
Motor
TipoTrês cilindros em linha, virabrequim 270º, DOHCTrês cilindros em linha, virabrequim 270º, DOHC
Deslocamento1.160 cm³1.160 cm³
Potência150 cv a 9.000 rpm150 cv a 9.000 rpm
Torque13,2 kgf.m a 7.000 rpm13,2 kgf.m a 7.000 rpm
Diâmetro x curso90 x 60,7 mm90 x 60,7 mm
Taxa de compressão13,2: 113,2: 1
RefrigeraçãoLíquidaLíquida
Sistema de injeçãoInjeção multiponto eletrônico com acelerador eletrônicoInjeção multiponto eletrônico com acelerador eletrônico
EmbreagemMulti-disco em banho de óleoMulti-disco em banho de óleo
CâmbioSeis velocidadesSeis velocidades
Transmissão CardãCardã
Ciclística
EstruturaTubular de aço com subchassi de alumínio aparafusadoTubular de aço com subchassi de alumínio aparafusado
Suspensão dianteiraGarfos invertidos Showa 49 mm com ajuste eletrônico, 200 mm de cursoGarfos invertidos Showa 49 mm com ajuste eletrônico, 220 mm de curso
Suspensão traseiraMonochoque Showa com ajuste eletrônico, 200mm de cursoMonochoque Showa com ajuste eletrônico, curso 220mm
Pneu dianteiroMetzelet Tourance, 120/70-19Metzelet Karoo, 90/90-21
Pneu traseiroMetzelet Tourance, 150/70-18Metzelet Karoo, 150/70-18 “
Freio dianteiroDiscos de 320 mm com pinças Brembo Stylema M4.30 e cilindro mestre radial Magura HC-1Discos de 320 mm com pinças Brembo Stylema M4.30 e cilindro mestre radial Magura HC-1
Freio traseiroDisco de 282 mm com pinça Brembo de pistão únicoDisco de 282 mm com pinça Brembo de pistão único
Pesos e Dimensões
Comprimento2.245 mm2.270 mm
Largura849 mm849 mm
Altura1.436 – 1.497 mm1.487 – 1.547 mm
Distância entre eixos1.560 mm1.560 mm
Altura do assento850 – 870 mm875 – 895 mm
Peso bruto240 kg (245 kg GT Pro e 255 GT Explorer)249 kg (261 kg Rally Explorer)
Tanque20 litros (30 litros GT Explorer)20 litros (30 litros Rally Explorer)
Preço18.000 – 22.200 – 24.100 euros (GT, GT Pro e GT Explorer)23.350 – 25.100 euros (Rally Pro e Rally Explorer)




Tags: Notícias Slider Tiger 1200 Triumph

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