A Triumph apresentou hoje (3) dois novos modelos para a linha Bonneville: a clássica Speedmaster e a obscura Bobber “Black”, versão com uma série de detalhes especiais. Confira aqui as fotos das duas motocicletas.
Utilizando o mesmo motor de dois cilindros paralelos da Bonneville T120 e o mesmo chassi da Bobber, a Speedmaster se caracteriza por um ar mais sóbrio e clássico, mirando os entusiastas das custons tradicionais. A potência é de 78 cv a 6.100 rpm com um torque de 10.7 kgf.m a 4.000 rotações.
A principal modificação para o modelo foi a criação de um novo subchassi traseiro, mais adequado para acumular bagagem em longas viagens. O assento está a 705 mm do solo, enquanto que as pedaleiras são avançadas. O tanque de combustível é maior, comportando 12 litros ao invés dos 9,1 da Bobber.
Como habitualmente acontece na Triumph, o clássico e o moderno caminham juntos, por isso a Speedmaster é recheada de equipamentos eletrônicos. O ABS, controle de tração, controle de cruzeiro e modos de pilotagem, por exemplo, podem ser acionados por um único botão no punho, novidade na linha. O acelerador é do tipo “ride-by-wire”.
As suspensões são convencionais, com garfos de 41 mm de diâmetro na dianteira e amortecedor central na traseira, com regulagem de pré-carga da mola. A moto é montada sob duas rodas raiadas cromadas com pneus gorduchos, assim como em uma legítima Harley-Davidson. Os freios, por outro lado, são bem generosos, dois discos ventilados de 310 mm, mordidos por pinças Brembo de duplo pistão.
Conhecendo bem o seu público-alvo, a Triumph preparou mais de 130 acessórios para a Speedmaster, distribuídos em grupos “de inspiração”: o kit “Highway”, com um conjunto completo de baús, alforjes, para-brisas, assentos, encostos e tudo o mais para viajar com conforto. Já o kit ‘Maverick’ dá uma aparência mais simplista, próxima da Bobber original, com assento revestido de couro marrom e escapamento Vance e Hines.
Triumph Bobber “Black”
A nova Triumph Bobber Black caminha exatamente na direção oposta da Speedmaster, ou seja, o objetivo da marca inglesa foi obscurecer todos os cromados da versão standard em uma nova variação mais “malvada”, digamos.
A maior parte das mudanças se concentrou na dianteira da motocicleta. Os garfos convencionais KYB de 41 mm da Bobber original deram lugar a outros mais robustos da Showa com 47 mm. Ambos, no entanto, não possuem qualquer tipo de regulagem.
A roda, apesar de ser raiada, é mais esportiva, com 16 polegadas, ao invés dos 19 da Bobber original. O caráter mais agressivo é completado pelos pneus mais largos Avon Cobra e pelo conjunto de freios duplos de 310 mm, com pinças Brembo, ao invés de Nissin.
Sua “escuridão” se estende desde o aro do farol (em LED assim como toda iluminação), tampas do motor, do cabeçote, pedaleiras, ponteiras de escapamento, manetes, guidão, assento e aro das rodas. Assim como a Speedmaster, os comandos de ABS, modos de pilotagem, controle de tração e cruzeiro são acionados por um único botão.
O motor, também é exatamente o mesmo da Bonneville T120, ou seja, um bicilíndrico paralelo de 1200cc, capaz de render 78 cv a 6.100 rpm com um torque de 10.7 kgf.m a 4.000 rpm. Nenhuma palavra oficial foi dita sobre os preços na Europa. Os modelos chegam às concessionárias europeias em 1º de março de 2018.
Triumph Bonneville Speedmaster
Triumph Bonneville Bobber Black