Conforme o combinado, a Triumph apresentou hoje (26) a nova Speed Triple 1200 RS. A lendária motocicleta britânica foi inteiramente refeita para enfrentar a última safra de hypernakeds de 1 litro.
Como já havíamos previsto em protótipos flagrados desde o ano passado, a Triumph se concentrou principalmente no motor, tanto para enquadrá-lo às novas normas antipoluição do Euro5 (agora obrigatórias) como para dar um boost extra à sua principal naked.
Os britânicos redesenham completamente o motor, que não tem nenhuma peça em comum com o anterior de 1.050 cm³, exceto pelo número de cilindros e pela ordem de ignição (1-2-3). Como já havíamos antecipado aqui, o diâmetro foi alargado de 79mm para 90mm e o curso encurtado de 71,4 mm para 60,8 mm resultando em 1.160 cm³.
Isso juntamente com uma perda geral na massa giratória e melhorias no fluxo de combustível (tiradas de seu aprendizado do projeto Moto2), uma taxa de compressão mais alta (13,2: 1) e um giro máximo 650 rpm acima do modelo antigo (graças ao novo acionamento de válvulas com balancins) resultam em 180 cv a 10.750 rpm (30 cv a mais que o modelo anterior) e 12,7 kgf.m (+0,8 kgf.m) a 9.000 giros.
Junto a esse novo motor 7 kg mais leve está um quadro completamente redesenhado, mais curto, compacto e 17% mais leve que o antigo. Embora, a distância entre eixos tenha permanecido a mesma, isso proporcionou que a balança monobraço ficasse mais longa e as mudanças fizeram a motocicleta melhorar muito em dirigibilidade, de acordo com os britânicos.
Também foram feitas mudanças na ergonomia. O guidão é 13 mm mais largo, para melhorar o controle na extremidade dianteira, enquanto os apoios de pés foram movidos para dentro para melhorar a distância ao solo. Os garfos dianteiros são Öhlins NIX30 com 130 mm de curso e o amortecedor traseiro Öhlins TTX 36 está mais curto e inclinado.
Não podemos nos esquecer do principal detalhe estético que diferencia a nova Speed Triple 1200 RS de sua antecessora: esqueça a ponteira de escapamento sob a rabeta. O novo modelo contém um escapamento bem mais tradicional, mudança bem-vinda que traz o centro de gravidade para baixo e adiciona leveza à traseira da motocicleta. O peso geral é de 198 kg já pronta para devorar a estrada.
Os discos de freio de 320 mm são mordidos por pinças de freio são Brembo Stylema, que ainda contam com um cilindro mestre com resposta ajustável. Na traseira o disco teve o seu diâmetro reduzido de 255 mm para 220 mm. Os pneus são Metzeler Racetec RR, medidas 120/70/ZR17 e 190/55/ZR17. As rodas de alumínio fundido também são mais leves.
Como era de se esperar, um leão desses não poderia ser comercializado sem uma série de auxílios eletrônicos. Graças à nova e ultra sofisticada centralina MIB Evo-System da Continental, a Speed Triple possui cinco modos de condução, ABS em curvas, controle de tração sensível ao ângulo de inclinação, controle de wheelie e um controle de freio motor adaptado aos mapeamentos. Além disso, o quickshifter com blipper vem de série.
Tudo é controlado através de um novo painel digital TFT com dois displays diferentes e ainda conta com cronômetro de voltas. O smartphone pode ser pareado por meio do aplicativo My Triumph Connectivity System, que também é instalado de fábrica. Tudo parece extremamente limpo, moderno e elegante, já que os projetistas minimizaram o uso de cabos, mangueiras e conexões para não confundir a visão.
A elegância também faz-se notar nas duas opções de cores, extremamente sóbrias, Sapphire Black e Matt Silver Ice. Os revendedores europeus já estão recebendo pedidos e a moto deve estar disponível em meados de fevereiro por cerca de € 18.000 (R$ 118.300). Não haverá versões intermediárias como R ou S. A Triumph costuma trazer suas novidades ao Brasil, então é razoável esperá-la para o fim do ano.
Triumph Speed Triple 1200 RS – Ficha técnica
Motor | ||
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Tipo | Três cilindros em linha, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC | |
Deslocamento | 1.160 cm³ | |
Diâmetro x curso | 90 x 60,8 mm | |
Compressão | 13,2: 1 | |
Potência | 180 cv a 10.750 rpm | |
Torque | 12,7 kgf.m a 9.000 rpm | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo | |
Câmbio | Seis velocidades | |
Transmissão final | Corrente | |
Ciclística | ||
Chassis | Dupla trave de alumínio com subchassi de alumínio aparafusado | |
Suspensão dianteira | Garfos de cabeça para baixo Öhlins NIX30 totalmente ajustáveis, 43 mm de diâmetro, 130 mm de curso | |
Suspensão traseira | Monochoque Öhlins TTX36 totalmente ajustável, curso de 120 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo de 320 mm com pinças Brembo Stylema monobloco de quatro pistão, ABS | |
Freio traseiro | Disco de 220 mm com pinça Brembo de dois pistões, ABS | |
Roda dianteira | Metzeler Racetec RR K3 120/70 ZR 17 | |
Roda traseira | Metzeler Racetec RR K3 190/55 ZR 17 | |
Pesos e Dimensões | ||
Comprimento | 2.090 mm | |
Largura | 792 mm | |
Altura | 1.089 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Distância entre eixos | 1.445 mm | |
Peso em ordem de marcha | 198 kg | |
Capacidade do tanque | 15,5 litros | |
Preço | € 18.000 |