A Triumph apresentou hoje (31) a linha Tiger 900 para 2024. Mais enxuta, restrita a três modelos, eliminando as opções menos populares, as adventures médias ganharam mais potência e uma pitada de novas tecnologias.
Até agora, a linha Tiger 900 era composta (no exterior) de sete opções de modelos diferentes, se você incluir as séries especiais Aragon Edition. Para 2024, a Triumph reduziu-as a apenas três: GT e GT Pro de um lado e Rally Pro do outro. Isso mesmo, a Rally básica está nos deixando.
Enquanto as GT são orientadas aos que preferem ficar no conforto do asfalto, a Rally Pro mira a pilotagem no fora de estrada. A Triumph não esclareceu o motivo do sumiço da Rally básica, mas é fato que muitos clientes já equipavam suas motos ainda na concessionária.
Mas além disso, a Triumph deu uma revisada técnica na Tiger 900, o que não acontecia desde 2019. O motor de três cilindros está rendendo mais, 106,5 cv a 9.500 rpm e 90 Nm de torque a 6.850 rpm, uma melhora de 13%, ao passo que o consumo foi reduzido em 9%.
As alterações incluem novos pistões e uma taxa de compressão revista de 13:0:1 para uma combustão mais eficiente. Há também uma nova cabeça de cilindro, novas árvores de cames de admissão e escape e trombetas de admissão 15 mm mais longas para ajudar no aumento de desempenho.
O próprio sistema de escapamento também é novo e carrega menos peso graças, em parte, ao fato de ter apenas um catalisador. Uma ponteira opcional da Akrapovič, de som mais picante, também está disponível nas concessionárias e economiza mais um quilo.
A Triumph também atualizou a parte eletrônica. O painel TFT de 7 polegadas controla uma miríade de auxílios incluindo até seis modos de condução, sistema de monitorização da pressão dos pneus, ABS em curvas, sensor de inclinação, controle de tração e controle de cruzeiro.
O próprio painel usa um display colado ao vidro na tentativa de irradiar reflexos e oferece conectividade móvel, navegação curva a curva e muito mais. A Tiger 900 ainda conta com punhos e assentos aquecidos, (de série nos modelos Pro), além de luzes de emergência que piscam sob frenagens bruscas.
O assento do piloto agora é mais plano e espaçoso, com 20 mm de ajuste. Um assento ainda mais baixo disponível como acessório reduz mais 20 mm – levando a GT a até 800 mm, se necessário. A Rally Pro também coloca o guidão 15 mm mais próximo do condutor.
Todas as três motos vem com pinças Brembo Stylema, separado-se principalmente na suspensão: GT e GT Pro recebem garfos Marzocchi totalmente ajustáveis com 180 mm de curso na dianteira e 170 mm na traseira, com rodas de liga de 19 e 17 polegadas, na frente e atrás.
A Rally Pro vem com garfos Showa de 45 mm totalmente ajustáveis com com 240 mm de curso e 230 mm no amortecedor traseiro. As rodas são raiadas de 21 polegadas dianteiros e 17 polegadas, ideais para o Off-Road, com pneus sem câmara.
Elas chegam às concessionárias europeias em janeiro. A Tiger 900 GT tem o preço em torno de 15.000 euros (dependendo do país) enquanto a GT Pro, € 17.000. Já a Rally Pro custa cerca de € 17.500. Figuras frequentes em nossas estradas, elas devem chegar ao Brasil no segundo semestre.