Conforme anunciou no ano passado, a Triumph vai ingressar no Mundial de Motocross em 2024. Para auxiliar no desenvolvimento da nova empreitada, a marca britânica terá como pilotos de teste os conhecidos Clement Desalle e Ivan Tedesco.
Desalle é 23 vezes vencedor de Grandes Prêmios com Suzuki e Kawasaki, e notável como o único piloto a vencer um Grande Prêmio da classe MXGP em 2018 pilotando uma motocicleta que não era uma KTM. O belga anunciou sua aposentadoria em 2020 após 15 temporadas.
“Participar do programa Triumph MX2 me permite usar meus anos de experiência como piloto profissional para ajudar a transformar a moto de produção em uma moto de corrida completa de fábrica, pronta para a temporada MX2 em 2024“, disse Desalle. “A Triumph juntou as melhores pessoas possíveis para entregar resultados no menor tempo possível e estou animado com o que o futuro reserva.”
Tedesco foi campeão nas 125cc do AMA National Motocross de 2005 e duas vezes campeão regional de Supercross da AMA. Além disso, foi três vezes vencedor do Motocross das Nações com a equipe dos EUA em 2005, 2006 e 2009. Aposentado desde 2014, o ex-piloto é agora instrutor de pilotagem.
“Estou super empolgado por fazer parte do novo programa de corrida da Triumph“, disse Tedesco. “Ter a oportunidade de trabalhar com uma nova marca em nosso esporte, pegar uma nova moto e desenvolvê-la para as competições é uma oportunidade única na vida. A equipe que a Triumph está montando é inigualável e, junto com o apoio dos engenheiros, estou confiante de que teremos uma moto competitiva.”
A moto ainda não foi revelada, mas deve ser uma 250cc já que a Triumph pretende competir no AMA Supercross na temporada de 2024 e alguns meses depois começará sua jornada na classe MX2 do Mundial de Motocross. Tedesco e Desalle vão adaptar o modelo para ambos os campeonatos.