A Triumph anunciou hoje (24) que uma nova crossover será apresentada em breve. Trata-se da Tiger 660, que é totalmente derivada da recente naked acessível, Trident 660.
Nenhum detalhe técnico foi revelado, mas as fotos evidenciam que a motocicleta utiliza o mesmo motor de três cilindros e 660cc da Trident, que rende 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgf.m a 6.250 rpm. É provável que Triumph tenha feito alguns ajustes, como uma relação de marchas mais longa para melhorar seu desempenho em estradas.
O subchassi também parece semelhante, mas provavelmente foi reforçado e alongado para lidar melhor com dois passageiros e a adesão de bagagens. As principais mudanças estão no conjunto óptico dianteiro, que recebeu uma carcaça mais envolvente e um para-brisa alto para desviar o vento dos ocupantes.
Os traços do design, embora ainda camuflados, são muito influenciados pela Daytona 765, principalmente em torno dos faróis duplos. A carenagem integra-se perfeitamente às coberturas do radiador existentes formando um conjunto elegante e harmonioso. Por alguns ângulos, a moto até parece uma supersport.
Assim como na Trident, a Triumph dedicou bastante atenção aos detalhes da Tiger 660, incluindo válvulas de pneu dobradas (para facilitar a calibragem), pneus Michelin Road 5 de boa qualidade e refletores laterais nos garfos Showa, que são mais altos e de curso mais longo do que sua irmã naked.
Nada foi dito sobre a parte eletrônica, mas a expectativa é de que a Tiger venha com os mesmos equipamentos da Trident, ou seja, acelerador eletrônico, dois modos de pilotagem, controle de tração, ABS e conectividade opcional para smartphone. Não seria demais esperar algum extra, como controle de cruzeiro.
Assim como a Trident veio para disputar terreno com a Yamaha MT-07, a Tiger 660 chega para enfrentar a crossover da marca dos diapasões no segmento, a Tracer 7, assim como outras, como Kawasaki Versys 650 e Honda NC 750X. A apresentação foi dita como “em breve”, o que provavelmente acontecerá entre outubro e novembro.