Um tribunal da cidade de Pesaro, na Itália declarou a bancarrota da Benelli, uma das marcas italianas de motocicleta mais antigas do mundo. Eles estariam devendo cerca de 120 mil euros à fábrica de suspensões WP.
Apesar de a Benelli ter se comprometido a pagar a dívida, a demora na resolução do caso forçou a WP a entrar com uma ação judicial contra a montadora. O tribunal, por sua vez, ordenou que as últimas unidades fossem apreendidas, como garantia de pagamento.
A notícia da falência ligou os alarmes em toda a Itália e motivou os proprietários da Benelli, o Grupo chinês Qianjiang a fazer uma declaração. Eles garantem que a marca italiana é forte, com amplo dinheiro na mão e já começou a pagar suas dívidas.
A saúde financeira da Benelli, no entanto, ainda não é muito clara. Contrariando as palavras do Grupo Qianjiang, a marca fechou o ano de 2014 com um déficit de € 800 mil e, segundo o Asphalt and Rubber, mais de € 5,7 milhões em 2015.
Por outro lado, a Benelli mostrou toda uma nova linha de motocicletas no Salão de Milão do ano passado que, curiosamente, estariam dando novo impulso às vendas. A marca (inaugurada em 1911) chegou realizar uma tímida investida no Brasil em 2014, antes de a crise no país abortar os planos.