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Transmissão de dupla embreagem da Honda (DCT) completa 10 anos

Lucas Carioli 12 de agosto de 2020


A Honda nos lembra hoje (12) que o seu sistema de dupla embreagem (DCT) está completando dez anos de atividades. Considerado revolucionário em 2010, o dispositivo tem crescido cada vez mais desde então.

O Brasil conheceu o DCT logo em seu lançamento, através da importada VFR1200F.

A primeira motocicleta a receber o DTC (sigla para Dual Clutch Transmission) foi a sport-touring VFR1200F em sua última geração. Trata-se basicamente de uma caixa de câmbio eletro-hidráulica automatizada compreendendo dois pacotes de embreagem independentes alojados em uma unidade.

Cada um desses pacotes é conectado a conjuntos de engrenagens separados: um deles funciona com as marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e o outro com as marchas pares (2ª, 4ª e 6ª). Quando uma desengata, a outra engata a marcha alvo para garantir uma troca consistente, ultrarrápida e contínua, sem perda de tração para a roda traseira.


Além dessa vantagem técnica, o DCT também permite que o piloto se concentre mais na pilotagem, pontos de frenagem, curvas e aceleração. Outros benefícios incluem a redução da fadiga e do estresse na condução urbana, além da impossibilidade de estolar e da grande redução dos pulos que a moto dá durante as mudanças de marcha.

As trocas de marcha podem feitas no modo manual pelo condutor usando botões de estilo paddle-shift no guidão esquerdo, ou no modo automático de acordo com as programações de mudança ditadas por parâmetros da centralina eletrônica. Em ambos os casos, nenhuma alavanca de embreagem é necessária.


Apesar de ter sido visto com desconfiança na época, a Honda insistiu no sistema DTC, estendendo-o a mais modelos, como a VFR800X, NC750X, CRF1000L Africa Twin, X-ADV e GL1800 Gold Wing. E as vendas estão indo melhor do que você poderia esperar: mais de 140.000 unidades com o dispositivo foram vendidos na Europa em 2019.

É claro que melhorias e refinamentos foram feitos no sistema ao longo desses dez anos. Os exemplos incluem uma adição do ‘G switch’ focada no off-road para a África Twin e X-ADV e a sincronização com Hill Start Assist, Walking Mode e Idling Stop na GL1800 Gold Wing. Você teria uma motocicleta com esse dispositivo?


Tags: câmbio DCT Dual Clutch Transmition Honda Notícias

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