Nos últimos dias, a fuga de Joaquín Guzmán de uma penitenciária de segurança máxima chamou a atenção do mundo. Certo, mas o que isso tem a ver com o Notícias Motociclísticas? O método de fuga. O traficante usou uma moto especialmente modificada (!!) para escapar.
Guzmán, conhecido também como ‘El Chapo’ estava preso na prisão federal Altiplano, em Almoloya de Juárez, no México desde fevereiro de 2014, quando fugiu no último sábado (11). Os policiais que revistaram sua cela encontraram um buraco de 50 por 50 centímetros e 1 metro e meio de profundidade que levava a um túnel.
O túnel, com alguns quilômetros de extensão foi construído por comparsas ao longo de vários meses na qual foram extraídas cerca de 3.250 toneladas de terra e rocha. Lá, também estava posicionada, sobre trilhos, uma velha moto com todas as modificações necessárias para poder rodar no estreito espaço.
E não para por aí. O cano que aparece no canto superior da imagem fornece oxigênio e luzes para que ‘El Chapo’ pudesse se localizar na escuridão. Estima-se que a operação toda tenha custado US$ 50 milhões.
Esta é a segunda vez que ‘El Chapo’, líder do Cartel de Sinaloa, escapa de um presídio de segurança máxima. O narcotraficante volta a ser, portanto, um dos homens mais procurados do mundo. Mas, o que o Notícias Motociclísticas quer é mais informações sobre a moto utilizada!