Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Tradicional marca britânica, BSA estará de volta em 2021 após 48 anos

Lucas Carioli 18 de novembro de 2020


Além de Triumph e Norton, o Reino Unido orgulha-se de uma terceira fabricante centenária de motocicletas, a BSA. A marca, que hoje pertence aos indianos da Mahindra planeja voltar em 2021, depois de quase 50 anos de inatividade com modelos a gasolina e elétricos.

A revelação foi feita pelo próprio Anand Mahindra, presidente do grupo que, além de motos tem presença no mercado automotivo, indústria aeroespacial, agronegócio, equipamentos de construção, defesa, energia, entre outros. Eles adquiriram a BSA em 2016 junto com a Jawa, que foi relançada na Índia em 2018.

“O Reino Unido foi o líder em motos desde o início“, disse Mahindra ao jornal britânico The Guardian. “Essa proveniência é algo que realmente queremos manter”, acrescentando que é “muito importante” ter as motocicletas montadas no Reino Unido para manter “a autenticidade da marca”.


Os planos iniciais são de fabricar motos a gasolina em uma nova fábrica perto da sede histórica da BSA em Birmingham, já em meados de 2021. A longo prazo, eles também visam oferecer modelos elétricos e receberam até um subsídio de £ 4,6 milhões do governo britânico para desenvolvê-los.

Fundada em 1919, a BSA (sigla de Birmingham Small Arms) foi um grande conglomerado industrial britânico que fabricou, além de motos, carros, armas de fogo, ônibus, carrocerias, aço, fundições de ferro e muitos outros. No seu auge, foi o maior produtor de motocicletas do mundo.

Ao contrário das exclusivas Brough Superior e das velozes Norton, as motos BSA tinham fama de acessíveis e de boa confiabilidade, com farta disponibilidade de peças de reposição e suporte do revendedor. Muitas foram customizadas após a Segunda Guerra Mundial no estilo Café Racer, que virou febre na Grã-Bretanha.

No final da década de 1950 e início da década de 1960, a má gestão, o fracasso no desenvolvimento de novos modelos e a ascensão das fabricantes japonesas levaram a um declínio dramático nas vendas do seu principal mercado, os EUA.  A BSA está inativa desde 1973.


Tags: BSA Notícias

Continue Reading

Previous: Yamaha Tracer 700 ganha versão GT para 2021
Next: Honda da Índia afirma ter vendido 1.000 unidades da CB350 H’ness em 20 dias

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.