Kenan Sofuoglu, tetracampeão do WorldSSP e atual empresário de Toprak Razgatlioglu disse que seu piloto tem 50% de chance de ir para a MotoGP em 2026 e já recebeu o convite de duas equipes.
Na primeira rodada do WorldSBK na Austrália, Razgatlioglu se mostrou tão insatisfeito com o novo regulamento que ameaçou deixar a categoria no final do ano. Uma declaração que ganha ainda mais importância se lembrarmos que seu contrato com a BMW expira na mesma época.
Foram declarações tão contundentes que logo depois saiu a notícia de que Razgatlioglu havia assinado com a Honda Racing Corporation (HRC) para pilotar a motocicleta de Luca Marini em 2026. Mas durante o GP de Portugal, no último fim de semana, ele desmentiu tudo.
“Não sei quem espalhou isso. Isso não é verdade, mas é engraçado. Eu ri muito, até meu irmão me ligou. Eu também disse a ele que isso não é verdade. Estou livre no ano que vem, mas não sei o que vai acontecer depois. Não sei se vou continuar na BMW ou não”, disse Razgatlioglu.
De qualquer forma, não há dúvida de que Kenan Sofuoglu está negociando o passe de Razgatlioglu: “Nada está claro sobre seu futuro”, disse ao Speedweek. “Parece que haverá duas opções para Toprak na MotoGP. No momento, estamos mais focados em ganhar o 2ª título com a BMW. Não começamos bem a temporada e precisamos nos concentrar em mais vitórias. Mas é claro que meu trabalho em breve começará a determinar o seu futuro. No momento, estimo as chances em 50-50 para MotoGP e WorldSBK.”
Sofuoglu enfatizou no passado que apenas equipes de fábricas seriam consideradas em uma mudança para a MotoGP. O ex-piloto, no entanto, não revelou se eles estão mantendo essa premissa nas negociações com as equipes para 2026.
Especialistas acreditam que este seria o momento certo para Razgatlioglu mudar de categoria. Em 2027, a MotoGP terá um novo regulamento técnico, com motores de 850cc, aerodinâmica reduzida e menos auxílios à condução. Os pneus Michelin também será substituídos pelos Pirelli.
Por outro lado, Razgatlioglu já tem 28 anos e quando a temporada de 2027 começar, terá 30. Nessa idade, a maioria dos pilotos de MotoGP já está em fim de carreira. A BMW também fará de tudo para manter a estrela turca pelo menos até 2026. Seu companheiro de equipe Michael van der Mark, vem apenas em 10ª no campeonato com 26 pontos.