Com a sua reta de 1.068 metros, o circuito de Losail, no Catar, também é bom para averiguar a velocidade máxima das máquinas de MotoGP. E no último teste, Ducati, KTM e Yamaha foram o destaque. Honda e Aprilia ficaram para trás.
Foi Enea Bastianini (Ducati) quem alcançou a maior velocidade máxima nos testes da semana passada, 355,2 km/h. Brad Binder (KTM) ficou em segundo com 351,7 km/h. Mas, no que diz respeito à média dos cinco valores mais rápidos, o sul-africano está no topo com 348,1 km/h.
Os dez primeiros contam com a presença de duas Yamaha. Fabio Quartararo chegou quase lá, em quinto lugar com 349,5 km/h e Alex Rins está em nono com 348,3 km/h. Ambos disseram que o novo motor é uma melhoria notável em comparação com anos anteriores.
As Hondas mais velozes no teste do Catar foram as de Johann Zarco e de Luca Marini, ambos atingindo exatamente a mesma velocidade, 348,3 km/h. A próxima, entretanto, aparece apenas na 18ª posição com Joan Mir (345 km/h), o que mostra duas direções diferentes de trabalho.
Todas as Aprilia se encontram na parte inferior da tabela de velocidades máximas. A mais rápida foi a RS-GP 2023 de Raul Fernandez (346,1 km/h) com o piloto de testes, Lorenzo Savadori fechando em último, apenas 338,5 km/h.
O interessante é que Fernandez fez a quinta melhor volta, apenas quatro décimos atrás do líder, Pecco Bagnaia. O que demonstra que o pacote aerodinâmico da Aprilia gera mesmo downforce nas curvas, mas o arrasto nas retas será um problema.
A Aprilia ainda tem uma última especificação que será experimentada nos treinos livres para o GP do Catar, antes de serem definitivamente lacrados. Graças às concessões, apenas Honda e Yamaha estão autorizadas a desenvolver ainda mais os seus motores durante a temporada.
Speed Trap – Testes do Catar
- Enea Bastianini, Ducati, 355,2 km/h
- Brad Binder, KTM, 351,7
- Pecco Bagnaia, Ducati, 351,7
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, 350,6
- Fabio Quartararo, Yamaha, 349,5
- Pedro Acosta, KTM, 349,5
- Johann Zarco, Honda, 348,3
- Luca Marini, Honda, 348,3
- Alex Rins, Yamaha, 348,3
- Augusto Fernández, KTM, 347,2
- Marco Bezzecchi, Ducati, 347,2
- Jorge Martin, Ducati, 347,2
- Marc Márquez, Ducati, 347,2
- Miguel Oliveira, Aprilia, 347,2
- Raúl Fernández, Aprilia, 346,1
- Alex Márquez, Ducati, 346,1
- Maverick Viñales, Aprilia, 345,0
- Joan Mir, Honda, 345,0
- Cal Crutchlow, Yamaha, 345,0
- Aleix Espargaró, Aprilia, 343,9
- Jack Miller, KTM, 343,9
- Taka Nakagami, Honda, 342,8
- Michele Pirro, Ducati, 340,6
- Lorenzo Savadori, Aprilia, 338,5