Não é apenas Valentino Rossi que está se retirando ao término de 2021. Seu equivalente no Mundial de Motocross, Antonio Cairoli anunciou hoje (15) que também está de saída.
Cercado por sua família, equipe e principais representantes da KTM, Cairoli confirmou que vai pendurar o capacete após o GP de Mantova em 10 de novembro. O siciliano de 35 anos já soma 93 vitórias, 177 pódios e 9 títulos. Apenas o belga Stefan Everts, com 10, tem mais que ele. Paralelo bem próximo ao de Rossi na MotoGP.
“Não foi uma decisão fácil. Sempre disse que números e estatísticas não significam muito para mim. Acho que já foi uma conquista para mim e para minha família vencer apenas um campeonato mundial, então ter conseguido acumular uma carreira é algo muito especial. Eu sinto que é hora de parar“, disse Cairoli em sua declaração.
“Tudo ao meu redor me faz pensar que é a decisão certa e ainda estamos tentando ganhar o título este ano, então a motivação é alta para enfrentar este desafio“, continuou. “Quero agradecer a todos que me ajudaram e apoiaram desde que cheguei ao Mundial e, na verdade, até agora. Tenho na memória muitos rostos e nomes e, claro, toda a emoção e carinho da torcida.”
O diretor da KTM Motorsport, Pit Beirer, que também foi piloto, é só elogios: “Nossa história juntos começou de maneira impressionante, porque quando Tony veio para a KTM ainda não tínhamos conquistado um título da Categoria Rainha e também estávamos no meio do desenvolvimento da KTM 350 SX-F, então é como se houvesse dois desafios para conquistar“, lembrou. “Ganhar cinco campeonatos consecutivos, estabelecer e consolidar o conceito 350 foi um grande marco para nós. Com o passar dos anos essa relação se estreitou e a amizade cresceu ainda mais. Muito do nosso sucesso, tanto nos EUA quanto na MXGP, veio graças aos primeiros anos com Tony e à confiança que ele tinha em nós e em sua visão para o futuro. É algo que não esquecemos e não esqueceremos”, garantiu.
No mesmo anúncio Cairoli garante que continuará ligado à KTM nos próximos anos, sem dizer com exatidão de que forma. Por enquanto, eles vão se concentrar no título da MXGP. “Por hora nosso objetivo está muito claro“, completou. A expectativa é de que o famoso “222” se transforme na principal influência da marca austríaca no setor Off-Road.