Embora o todos os pilotos da Ducati estejam correndo com o modelo GP24, há pequenas diferenças entre as motos oficiais de Marc Márquez e Pecco Bagnaia em comparação com as satélites, de Alex Márquez, Franco Morbidelli e os outros.
Aguardada com ansiedade depois do sucesso da GP24, a Ducati GP25 se mostrou decepcionante quando foi testada na pré-temporada. Sem arrogância, a equipe rapidamente reconheceu os erros e decidiu começar 2025 com a última evolução da moto que correu no ano passado.
Isso significa que todos os pilotos Ducati correriam esse ano com a mesma moto, a GP24. Mas embora o motor, aerodinâmica e o chassi da GP25 tenham sido, em grande parte, descartados, há pequenas diferenças entre as motos de Marc Márquez e Pecco Bagnaia em comparação com as satélites.
Em outras palavras, a GP25 foi descartada, mas as seis GP24 não são as mesmas. O que a Ducati decidiu foi continuar refinando a GP24 ao invés de partir de uma nova base. Melhorias que estão sendo usadas por Marc Márquez, Pecco Bagnaia e Fabio Di Giannantonio, os três pilotos oficiais.
Eles também são os primeiros a terem acesso às inovações aerodinâmicas que Gigi Dall’Igna consegue incorporar na Ducati. No momento, a única disponível é a asa no assento, mas espera-se que ao longo da temporada cheguem outras. Podemos chamar essas motos de GP24.9a…
Já os outros pilotos sequer usaram a versão mais recente da GP24 na Tailândia. Alex Márquez, por exemplo, correu com as especificações do GP da Áustria do ano passado. O que não quer dizer necessariamente um descaso. A versão pode ter sido escolhida pelas características do circuito.
É uma prática comum na Ducati: geralmente os pilotos das motos mais antigas ficam com as especificações iniciais da temporada anterior. As últimas partes da evolução chegam depois. É o caso de Alex Márquez, Franco Morbidelli e Fermín Aldeguer em 2025.
De qualquer maneira, as primeiras versões da GP24 ainda são capazes de desempenhar muito bem, visto que Alex Márquez chegou em segundo na Tailândia e Morbidelli em quarto, não muito atrás de Bagnaia. Um verdadeiro tapa na cara nas outras fabricantes.