Esteve ‘Tito’ Rabat anunciou ontem (21) a sua saída da MotoGP. O espanhol vai para o Mundial de Superbike competir com uma Ducati Panigale V4R da equipe Barni Racing.
Rabat, que foi campeão da Moto2 em 2014, estava na MotoGP desde 2016, onde competiu pelas equipes Marc VDS (2016/2017) e Avintia (2018/2020). Entretanto o espanhol de 31 anos nunca conseguiu se destacar na Categoria Rainha.
“Depois de competir na MotoGP durante muitos anos, agora tenho a oportunidade de embarcar numa nova aventura nas Superbike e quero mostrar todo o meu potencial neste campeonato também“, disse Rabat. “Sei que terei um excelente equipamento e uma boa equipe e por isso quero agradecer à Barni Racing Team e à Ducati por me darem esta oportunidade. Hoje começa um novo desafio para mim, mal posso esperar para colocar a Ducati Panigale V4R na pista. Vou trabalhar muito para estar 100% pronto para os testes e espero me adaptar o mais rápido possível para obter bons resultados.“
Rabat, no entanto tentou permanecer na MotoGP até o último momento. Após perder seu lugar na Avintia para Luca Marini e Enea Bastianini, o espanhol estava negociando com a Aprilia, mas, com Aleix Espargaró já confirmado, a marca de Noale se mostrou relutante em colocar dois espanhóis na equipe.
A Barni Racing, porém, não é um mau lugar para se estar. A equipe de Marco Barnabò foi campeã do Campeonato Europeu de Superstock em 2014 e briga pelos primeiros lugares do Mundial de Superbike onde participa desde 2015. Foi através dela que Michael Ruben Rinaldi se destacou para ingressar no time oficial Ducati em 2021.
Além disso, a contratação parece obter o suporte de Paolo Ciabatti, gerente da Ducati Corse, que não deve deixar Rabat na mão. “Estamos muito felizes com o acordo entre Marco Barnabò e Tito Rabat. Há muitos anos que a Barni Racing Team é uma realidade consolidada como equipe satélite e temos a certeza que em 2021 a equipa será capaz de colocar Tito nas melhores condições para expressar todo o seu talento“, disse o italiano. “Rabat chega ao WorldSBK motivado por alcançar importantes resultados e temos certeza que pode contar com o máximo apoio de Barni.“