Depois da Speed 400 e da Scrambler 400X, o próximo grande lançamento da Triumph pode ser a Tiger 400, que chegaria para rivalizar com BMW R310GS, Royal Enfield Himalayan 450 e KTM 390 Adventure.
Ao apresentar a Speed 400 e Scrambler 400 X, fabricadas pela Bajaj na Índia, no ano passado, a Triumph não estava lançando apenas duas motos; estava entrando em um novo segmento de mercado e inaugurando uma nova plataforma de modelos.
Plataforma que gira em torno do novo motor, um monocilíndrico com 398 cm³, refrigeração líquida, duplo comando no cabeçote (DOHC) e 4 válvulas, que rende aproximadamente 40 cv (29,4 kW) a 8.000 rpm e 37,5 Nm a 6.500 rpm. O câmbio já tem seis marchas.
Trata-se de um propulsor que pode ser utilizado por uma miríade de motos; enquanto a Speed 400 é a representante nas roadsters, a Scrambler 400X faz o mesmo no seu nicho. A próxima investida lógica é o das adventures onde a marca britânica é representada pela linha Tiger.
As diferenças ficariam por conta do quadro, mais robusto para acomodar dois passageiros e carga, além de ter uma ergonomia mais confortável. A suspensão também seria mais alta, com maior curso e com rodas maiores para encarar uma variedade maior de terrenos.
O design naturalmente seria inspirado na linha Tiger 800 e 1200. A parte eletrônica, que já é bastante farta em todas as motos Triumph, provavelmente totalmente transplantada da Speed 400, até com acessórios extras, que são bem recebidos pelo seu público alvo.
Com as motocicletas Adventure de grande porte ficando cada vez mais caras, os olhos das fabricantes têm se voltado para a classe entre 300 e 400cc. BMW R310GS, Royal Enfield Himalayan 450 e KTM 390 Adventure já estão aí e vendem muito bem.
A criação de uma “Tiger 400”, portanto, faz todo o sentido e é um desenvolvimento que a Triumph tem plena capacidade de fazer – e em pouco tempo. A imprensa alemã está apostando nisso e até encomendou uma ilustração (acima). O que você acha?