Jorge Martin mais uma vez foi o mais rápido hoje (7), na primeira parte do segundo dia dos testes coletivos de Sepang, na Malásia. O espanhol e outros três pilotos conseguiram quebrar o recorde da pista.
Os pilotos resolveram acelerar para valer na parte da manhã do segundo dia. Fabio Quartararo (Yamaha) foi o primeiro a bater o melhor tempo de Martin ontem (6) ao girar em 1min57s888 minutos, mas logo em seguida foi superado por Marco Bezzecchi (VR46) e Brad Binder (KTM).
Martin (Pramac), entretanto, não quis saber de ficar atrás e depois voltou à pista para marcar 1min57s227, tempo que lhe daria a pole position para o GP da Malásia e novo recorde extra oficial do circuito. Binder fez o mesmo e ficou a 0,054 segundos do espanhol.
O próprio Bagnaia (Ducati) também permaneceu abaixo do seu recorde de volta anterior antes do piloto de fábrica da Aprilia, Aleix Espargaró, passar para o terceiro lugar, ficando 0,023 segundos à frente do bicampeão mundial.
A evolução das motos se mostrou notável; além dos quatro primeiros, que ficaram abaixo do recorde anterior, 11 pilotos ficaram na casa de 1min57s nessa quarta: Fabio Di Giannantonio, Alex Márquez, Pedro Acosta, Marco Bezzecchi, Joan Mir, Fabio Quartararo e Enea Bastianini.
Entre eles não está o estreante na Gresini Ducati, Marc Márquez, que anotou a 13ª melhor marca a 0,845 segundos do líder Martin. A sua frente ficou Johann Zarco (LCR-Honda), mais uma vez o piloto mais rápido da marca japonesa.
Depois da verdadeira sessão de classificação que foram os minutos iniciais (não de todos, claro), as equipes continuaram a programação de testes do dia com mais calma, colocando os pilotos na pista com pneus usados.
Na Ducati, Bastianini e Martin utilizaram pela primeira vez o novo pacote aerodinâmico e Bagnaia também fez as primeiras voltas com ele no início da tarde. Pelo menos até agora, as mudanças não foram tão radicais quanto alardeadas por Gigi Dall’igna na apresentação da equipe.
Pelo que se pode notar, um degrau muito pronunciado pode ser visto na carenagem lateral mais bulbosa da motocicleta, que também contém uma entrada de ar. Existem também difusores atrás da roda dianteira. Mas a inovação mais exótica até agora foram as asas no para-lama dianteiro das KTM.
O segundo dia de testes teve mais uma baixa: Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) foi considerado inapto pelos médicos após o seu forte acidente de ontem. O espanhol não sofreu danos graves, mas, para não agravar uma lesão grave na pélvis e no quadril, ele optou por ser cauteloso e voltar para casa.
Fernandez, entretanto, deve comparecer aos testes do Catar, dentro de duas semanas. O mesmo não se pode dizer de Franco Morbidelli (Pramac Ducati), que está fora até a etapa de abertura da temporada em março. O italiano está sendo substituído por Michele Pirro.
Testes de Sepang – Dia 2 (parte da manhã)
- Jorge Martin, Ducati, 1min57s273
- Brad Binder, KTM, + 0,054 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,173
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,196
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,346
- Alex Márquez, Ducati, + 0,399
- Pedro Acosta, KTM, + 0,453
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,594
- Joan Mir, Honda, + 0,599
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,615
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,717
- Johann Zarco, Honda, + 0,738
- Marc Márquez, Ducati, + 0,845
- Alex Rins, Yamaha, + 0,899
- Jack Miller, KTM, + 1,027
- Taka Nakagami, Honda, + 1,099
- Luca Marini, Honda, + 1,121
- Maverick Viñales, Aprilia, + 1,183
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,276
- Augusto Fernández, KTM, + 1,642
- Cal Crutchlow, Yamaha, + 1,717
- Lorenzo Savadori, Aprilia, + 2,403
- Michele Pirro, Ducati, + 2,429