O primeiro contato dos pilotos de MotoGP com o circuito de Portimão amanhã (7) acontecerá com motos de produção. Como a KTM não possui modelos equivalentes para as ruas, a marca austríaca liberou seus pilotos, Pol Espargaró e Miguel Oliveira a utilizarem motos de outras marcas.
Já contratado pela Repsol-Honda para o próximo ano, Pol Espargaró utilizará uma CBR1000RR-R pela primeira vez. A Fireblade, no entanto, tem uma arquitetura de motor bem diferente da RC213V de competição, com o motor de quatro cilindros em linha, enquanto a versão de pista conta com um V4.
A mesma situação acontece com Miguel Oliveira, que corre na equipe satélite, Tech3 KTM. O português foi liberado para utilizar uma Yamaha YZF-R1 com a qual treina regularmente nos seus testes privados. Em ambos os casos, as motos provavelmente correrão sem pintura alguma para disfarçar ao máximo suas origens.
Originalmente uma líder do Off-Road, a KTM ainda não tem uma linha completa On-Road. O modelo mais próximo das pistas é a hypernaked 1290 Super Duke, capaz de oferecer 177 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque, porém bem diferente das carenadas em termos de posicionamento do piloto.
Honda, Yamaha, Ducati, Suzuki e Aprilia, por outro lado, têm em seu catálogo motos esportivas com as quais seus pilotos utilizam. É o caso de Aleix Espargaró com sua Aprilia RSV4 Factory, Johann Zarco (Ducati Panigale V4), Valentino Rossi e Maverick Viñales, (Yamaha YZF-R1m), Alex Rins e Joan Mir (Suzuki GSX-R1000R).
Os protótipos de competição serão vistos na pista de Portimão apenas na quinta-feira (8) com os pilotos de teste, Lorenzo Savadori (Aprilia), Michele Pirro (Ducati), Dani Pedrosa (KTM), Stefan Bradl (Honda), Sylvain Guintoli (Suzuki) e Jorge Lorenzo (Yamaha). A corrida acontece em 22 de novembro.