Assim como a MotoGP, os testes pré-temporada das categorias Moto2 e Moto3 também foram movidos para o circuito de Losail, no Catar, em março. Antes, as sessões estavam escaladas para acontecer em Jerez, na Espanha.
Em seu comunicado, a FIM, IRTA e Dorna Sports afirmam que a mudança foi feita para criar um programa de testes “mais seguro e eficiente”, minimizando viagens desnecessárias e garantindo que as duas primeiras etapas aconteçam em segurança.
Os testes foram marcados para 19 e 21 de março, uma semana depois das sessões da MotoGP. As duas primeiras corridas acontecem nas semanas seguintes, de modo que a “bolha” do Campeonato Mundial ficará todo o mês e o começo de abril no Catar.
Rumores, no entanto, afirmam que o governo do Catar ainda não garantiu 100% a realização dessas duas corridas. O motivo é a escalada de casos no país, cuja média diária passou de 200 para 300 nos últimos dias.
Caso o governo local resolva fechar suas fronteiras, o “plano B” dos organizadores seria voltar para a Europa e realizar a abertura da temporada no circuito de Portimão, em Portugal. Oficialmente, entretanto, nenhuma declaração a respeito foi emitida.