A Honda aproveitou os testes coletivos do WorldSBK em Jerez para testar várias novidades visando 2025. Mas os experimentos acabaram mais cedo, com mais uma caída de Joan Mir.
A Honda trouxe apenas três motos para Jerez, por isso os pilotos se revezaram. Na terça-feira (26), Aleix Espargaró e Luca Marini testaram e na quarta (27), foi a vez de Johann Zarco e Joan Mir. Apenas o novato Somkiat Chantra foi dispensado devido a sua mínima experiência em uma MotoGP.
Embora não tenhamos conseguido ver muitas fotos, a Honda trouxe inovações aerodinâmicas e mecânicas para Jerez. Algumas delas já haviam sido testadas por Stefan Bradl em Barcelona, naquela que foi a sua última corrida na Categoria Rainha. O piloto alemão está se aposentando das pistas.
O número de voltas percorridas por cada piloto e os tempos conseguidos são sigilosos. A Honda não falou nada, mas pelas fotos, podemos ver que a carroceria é diferente. Na tarde de quarta, era Mir quem estava na pista, quando sofreu mais uma queda, sem maiores consequências.
Outrora a equipe mais poderosa da MotoGP, a Honda ficou em último lugar no campeonato de construtores de 2024, com apenas 75 pontos marcados. Para se ter uma comparação, a Yamaha, com duas motos a menos, marcou 124. Com 8 motos no grid, a campeã Ducati marcou 722.
De qualquer forma, o trabalho não termina aqui. Aproveitando ao máximo as suas concessões, a Honda prepara um último teste ainda esse ano. Será em Sepang em dezembro, e poderão coincidir na pista com a Yamaha, que poderá estrear ali o seu novo motor V4.