A Honda resolveu não mostrar os dados de telemetria da moto de Marc Márquez na Corte de Arbitragem do Esporte (CAS). Os japoneses teriam decidido se envolver o mínimo possível na decisão de título entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.
No início da semana, Shuhei Nakamoto, o vice-presidente da HRC declarou que a telemetria da Honda RC213V de Márquez comprovava que o empurrão dado por Valentino Rossi durante o GP da Malásia tinha ocasionado a queda do piloto espanhol. O japonês também disse que os dados estariam disponíveis para análise da CAS, FIM e mídia.
Mas, durante a sessão realizada ontem (4) em Lausanne na Suíça, Livio Suppo, gerente da HRC e representante da Honda no tribunal optou por não mostrar os dados. O italiano explicou que eles teriam se reunido (com a presença de Márquez) e decidido não apresentá-las, para amenizar o clima na decisão de título.
“Como todos sabem, esta conferência de imprensa foi convocada para discutir os nossos dados, mas então eu tive mais tempo pensando sobre a situação atual. Sabemos que este é um fim de semana muito especial e a tensão é grande. Nosso objetivo agora é mostrar a todos que não estamos influenciando na decisão do Corte de Arbitragem do Esporte com uma nova prova. Nós conversamos com Marc sobre isso e ambos concordamos que este fim de semana vai ser um fim de semana de esporte.” (Livio Suppo)
Suppo continuou argumentando que a intenção da Honda não é entrar em conflito com Valentino Rossi, e ressaltou que Márquez é um piloto honesto. O espanhol tem sido muito atacado nos últimos dias em praticamente todas suas mídias sociais.
“Nós simplesmente queremos evitar que pensem que podemos influenciar na decisão do tribunal. Uma vez que acreditarmos que esta informação já não seja tão importante, vamos publicar os dados. Espero que todos compreendam esta situação. Estamos fazendo o nosso melhor para manter a situação o mais calma possível. Lamento termos alimentado expectativas que não se cumpriram agora. Marc nunca fez nada para afetar o resultado do campeonato. Se disséssemos algo agora, então algumas pessoas pensariam que queremos influenciar o tribunal, mas nós não queremos. Marc é um piloto muito competitivo e agressivo, mas é um homem honesto. Nós não queremos que as pessoas pensem que nós queremos criar problemas a Valentino.”
O veredicto do Tribunal foi revelado hoje (5). Rossi teve o seu pedido de anulação negado e os três pontos que levou de punição foram mantidos. O italiano terá que largar na última posição no grid de largada para o Grande Prêmio de Valência, domingo (8).