A Honda quebrou o silêncio sobre a polêmica entre Valentino Rossi e Marc Márquez no Grande Prêmio da Malásia, realizado na semana passada. O vice-presidente da HRC, Shuhei Nakamoto afirma que dados da telemetria apontam um súbito travamento do freio dianteiro do espanhol, que ocasionou sua queda.
Em um pronunciamento, o japonês saiu em defesa de seu piloto, afirmando que o travamento da roda dianteira foi resultado do “pontapé intencional” de Rossi. Os dois brigavam ferozmente pelo terceiro lugar no circuito de Sepang.
“Está claro que Valentino intencionalmente empurrou Marc para o exterior da pista, o que está fora das regras, portanto Marc não teve outra opção senão ir por fora. Os dados de sua moto mostram que mesmo quando ele estava tentando evitar o contato, seu manete de freio dianteiro recebeu um impacto repentino que travou o pneu da frente e motivou sua queda. Acreditamos que essa pressão foi o resultado do pontapé de Rossi. A aquisição dos dados está disponível se alguém da Dorna, da FIM ou mídia deseja verificar.” (Shuhei Nakamoto)
Nakamoto continuou argumentando a favor de Márquez, dizendo que Rossi o acusou injustamente de estar favorecendo o conterrâneo Jorge Lorenzo na briga pelo título: “Marc ganhou o GP da Austrália, ultrapassando Lorenzo na última volta, tirando-lhe 5 pontos no campeonato“, apontou. O dirigente também disse que o choque entre os dois pilotos poderia ter sido evitado.
“Nós todos sabemos que Marc dá 100% de si o tempo todo, é uma das razões porque todos nós o amamos e ele tenha tantos fãs ao redor do mundo. Marc sempre força o máximo para conseguir o melhor resultado possível. Ele teve grandes batalhas em sua carreira com muitos pilotos, e ninguém reclamou sobre isso. Na Malásia ele cometeu um erro no início da corrida e isso permitiu Jorge ultrapassá-lo. Então Valentino chegou e eles começaram a lutar pelo terceiro lugar. Os passes eram extremos, mas seguros, de ambos os pilotos. Dois dos maiores campeões que vimos lutando juntos na pista.”
Apesar de favorecer Márquez, Nakamoto também afirmou seu respeito por Rossi e que sua posição em importância na história não mudou: “Ele é o maior campeão do nosso esporte de todos os tempos e tem feito um grande trabalho este ano“. O italiano venceu três títulos para Honda, em 2001, 2002 e 2003.