A imprensa alemã dá como certo que a equipe Tech3 KTM vai passar a se chamar GasGas em 2023 e terá como pilotos Pol Espargaró e Remy Gardner. Raul Fernandez estaria fora.
De acordo com o Speedweek, a equipe de Hervé Poncharal mudará seu nome para GasGas a pedido de Stefan Pierer, o CEO austríaco que gerencia a marca – além da KTM e Husqvarna. A mudança, entretanto, é apenas estética. As motocicletas continuam a ser as mesmas RC16 do time de fábrica.
Trata-se de uma manobra em conjunto com a Dorna, a empresa que gerencia a MotoGP para manter a categoria com seis fabricantes no grid na próxima temporada e compensar a perda da Suzuki. A marca japonesa comunicou uma inesperada saída da Categoria Rainha em abril.
A Tech3 também terá um novo piloto, Pol Espargaró. O espanhol aceitou a proposta recusada por Miguel Oliveira e deve voltar a pilotar uma RC16, o que fez entre 2017 e 2020, antes de transferir-se para a Repsol-Honda. Ao que tudo indica, seu companheiro de equipe será Remy Gardner.
Gardner, que foi campeão na Moto2 em 2021, vem fazendo uma temporada difícil, porém melhor que a de seu atual companheiro de equipe Raul Fernandez. O jovem espanhol não conseguiu se adaptar à categoria e a moto. Seu destino em 2023 é incerto e pode ser fora das estruturas da KTM.
Enquanto isso, na Moto2, os atuais pilotos, Augusto Fernandez e Pedro Acosta devem permanecer com a equipe de Aki Ajo em 2023. A KTM quer evitar a promoção precoce que Gardner e Raul sofreram e deixá-los na Categoria Intermediária por mais tempo até que amadureçam como pilotos.