A equipe Tech3 KTM confirmou oficialmente hoje (10) a contratação de Brad Binder para a temporada 2020 de MotoGP. O sul-africano que já compete pela marca na Moto2 correrá no lugar de Hafizh Syahrin e ao lado de Miguel Oliveira.
Oriundo do prestigiado “Red Bull Rookies Cup”, Binder, estreou no Campeonato Mundial em 2011 e foi campeão da Moto3 pela KTM em 2016. No ano seguinte migrou para a Moto2, onde conquistou a primeira vitória no GP da Alemanha do ano passado. Aos 23 anos, é considerado um dos principais pilotos da marca.
“É uma sensação incrível pensar que vou correr na MotoGP no próximo ano. Só tenho a agradecer à KTM por confiar em mim e me levar até a categoria rainha e sim, estou muito animado para começar no ano que vem e ver como as coisas vão ser“, disse Binder. “Meu principal objetivo será aprender o mais rápido possível e aprender com os caras muito mais experientes“, espera.
Binder entrará no lugar de Hafizh Syahrin, malaio que estreou na Tech3 no ano passado quando a equipe ainda fazia parte da Yamaha. No entanto, sua adaptação à KTM tem sido difícil e o piloto de 25 anos não está conseguindo acompanhar o companheiro Miguel Oliveira, que já tem contrato renovado para o próximo ano.
“Acho que ter a formação Miguel Oliveira/Brad Binder reunida conosco no ano que vem, é algo que mostra a organização da Red Bull KTM“, disse o chefe da Tech3, Hervé Poncharal, referindo-se aos dois pilotos que já foram companheiros na Moto3. “Penso que Binder merece correr na MotoGP no próximo ano, depois do que tem mostrado na Moto2 nas duas últimas temporadas“, completou.
Binder, portanto, será o primeiro piloto sul-africano a competir na Categoria Rainha desde o ano 2000 com Shane Norval, que participou de cinco etapas naquela temporada com uma Honda e conquistou apenas 4 pontos.