A Tech3 KTM (GasGas) anunciou hoje (13) a sua dupla de pilotos para 2025. Confirmando os últimos rumores, Enea Bastianini é um dos pilotos, mas o outro é uma surpresa: Maverick Viñales, que renuncia ao seu lugar na Aprilia.
A ida de Bastianini já era dada como certa, desde que seu empresário, Carlo Pernat, havia aberto o jogo em um podcast italiano. O piloto perdeu seu lugar na Ducati oficial para Marc Márquez e na Tech3 KTM (que passa a se chamar Red Bull KTM Orange), venceu uma disputa com Jack Miller.
A contratação de Viñales é mais surpreendente. O espanhol, que venceu três corridas esse ano, estava relutante em renovar o seu compromisso com a Aprilia após a chegada de Jorge Martin. Mas não se esperava que ele anunciasse sua decisão tão cedo. E até já apareceu ao lado dos austríacos.
“Estamos muito felizes por podermos trazer Enea e Maverick para o nosso projeto de MotoGP e dar-lhes total apoio e apoio de fábrica para continuarem a seguir os seus objetivos e alcançarem o seu desempenho máximo”, disse Pit Beirer, diretor geral da KTM.
“O rótulo da equipe para 2025 diz tudo: é hora de fortalecer o nome KTM novamente e não poderíamos pensar em uma maneira melhor de trazer esse tipo de valor para a empresa do que Enea e Maverick ficarem totalmente de laranja”, adicionou.
Depois de dois anos correndo com o nome GasGas (outra marca do grupo Pierer Mobility), a equipe originalmente conhecida como Tech3 e liderada pelo francês Hervé Poncharal volta a ser chamada de KTM, como foi entre 2020 e 2022.
“Temos o prazer de anunciar que Enea e Maverick estarão conosco no próximo ano e voltaremos para a KTM. Não podemos esquecer que as nossas primeiras vitórias no MotoGP foram conquistadas quando éramos laranja!” disse Nicolas Goyon, gerente da equipe Tech3.
Com essa mudança de cartas, abre-se uma importantíssima vaga na Aprilia, considerada hoje a segunda melhor moto da MotoGP. A Pramac Racing também tem uma vaga disponível, de modo que mais mudanças surpreendentes são esperadas para as próximas semanas.
Para o português Miguel Oliveira, por exemplo, é a chance definitiva de assumir o lugar de Viñales na Aprilia e contar com apoio total de fábrica. Para a Trackhouse Aprilia isso também seria benéfico, já que poderia trazer o norte-americano Joe Roberts, que vem fazendo bonito na Moto2.