Hervé Poncharal anunciou hoje (5) no paddock do GP da Catalunha de MotoGP a venda de sua equipe, Tech3 Racing, para Günther Steiner, ex-dono da equipe Haas de Fórmula 1. O francês, portanto se retira, após mais de 30 anos no comando do tradicional time, hoje sob as asas da KTM.

A venda já era dada como certa há vários meses, mas tanto Poncharal quanto Steiner negaram até o último minuto. Mas, o italiano com nome alemão já havia sido visto no paddock da MotoGP em Silverstone no final de maio.
Natural de Merano, uma comuna italiana no Tirol do Sul, Steiner foi chefe de equipe de Fórmula 1 de 2014 a 2024, gerenciando a equipe Haas, trabalhando anteriormente para a Jaguar e a Red Bull Racing. A série da Netflix “Drive to Survive” o catapultou para o estrelato e seu jeito espontâneo, freqüentemente soltando palavrões, é elogiado por parte do público.
“A equipe vai ficar onde está. Vamos continuar o legado do Hervé. Por que eu deveria mudar algo que funciona? Queremos aprender e queremos o Hervé ao nosso lado no ano que vem. Há poucas pessoas com tanta experiência. Vamos secá-lo”, brinca Steiner. “Estou no automobilismo há muito tempo, mas sobre quatro rodas, não sobre duas. Tenho muito a aprender.”
Para Poncharal, no entanto, é o término de um ciclo que se iniciou no início dos anos 1990. De uma pequena equipe do interior francês, a Tech3 evoluiu para se tornar a principal cliente da Yamaha no Mundial por quase 20 anos. Desde 2019, eles são os principais parceiros da KTM no campeonato.
“Nada dura para sempre. Pensei muito sobre o momento em que darei um novo rumo à minha vida. Quando você está na MotoGP, a MotoGP é a sua vida. Você não fecha esse capítulo e vive uma nova vida. É um vício. Mesmo que reclamemos às vezes, nós amamos isso e pertencemos a este lugar. Esta é a minha família. Este momento é emocionante. Mas quando você tem um filho saudável, você quer que ele viva a vida dele, cresça e tenha sucesso. E em algum momento, você tem que passar o bastão adiante”, disse Poncharal.
Steiner será o CEO da equipe, Richard Coleman o diretor. A estrutura de Moto3 também fica nas mãos deles.Poncharal permanecerá como consultor. Em 2026, de acordo com o francês, tudo continuará como planejado. As duplas de pilotos e demais membros também não serão afetados pela mudança de gerência.