Durante o GP da Áustria, o gerente da Ducati, Davide Tardozzi expulsou um espião nada discreto da Aprilia, que literalmente escaneou por inteiro uma das motos de Bolonha. O italiano agora comentou essa estranha situação.
A cena aconteceu na manhã de domingo no horário local. As motos estavam estacionadas no lado de fora dos boxes do circuito Red Bull Ring e um mecânico da Aprilia gravou sequências de vídeo da lateral e traseira da Ducati GP23 de Marco Bezzecchi, da equipe VR46.
Tardozzi já estava de olho no “espião” de preto e marchou até ele falando alto e apontando o dedo para o seu iPad. Naturalmente haviam muitas outras pessoas em volta para registrar o momento que viralizou nas redes sociais nos dias seguintes.
Tardozzi não parou por aí. Logo depois, ele foi em direção ao técnico da Aprilia, Romano Albesiano, provavelmente o mandante da gravação dos vídeos. De acordo com a imprensa alemã, a discussão continuou entre os dois descontroladamente.
“Não conheço o cara, nunca o vi antes. Talvez ele seja do departamento de aerodinâmica. Ele provavelmente queria ser inteligente, mas é o maior idiota! Eu disse a ele que ele estava fazendo algo que não era permitido. Ele não disse uma palavra, não demonstrou nenhuma emoção. Para mim o assunto está resolvido. A Aprilia pediu desculpas, mas não é justo”, disse Tardozzi ao Speedweek.
“Não foi apenas na VR46. Esse cara também examinou as motos da Yamaha e da Pramac. As pessoas então o viram na VR46 e o filmaram. Ele andou por todas as motos com o seu iPad – às vezes a 10 cm – e na frente de todos. Ele fez isso sem informar os patrões. A Aprilia diz que não sabiam de nada. Também temos um vídeo dele escaneando a Yamaha M1″, acrescentou Tardozzi.
“Romano Albesiano não tinha ideia disso. Espero que demitam o cara. A alta administração não sabia nada sobre isso. Romano também ficou muito chateado. Romano não seria tão estúpido para mandar alguém com uma camisa da Aprilia para fazer as imagens”, revelou o gerente da Ducati.
E a Ducati já sabe quais os dados ele coletou: “Um dos nossos rapazes estava logo atrás dele. Então temos um vídeo da tela do iPad dele. É assim que sabemos que ele escaneou as motos com um programa”, confirmou Tardozzi.
A Ducati está estabelecendo um domínio sem precedentes na MotoGP: No GP da Áustria, as GP24 de Pecco Bagnaia, Jorge Martin e Enea Bastianini cruzaram a linha de chegada mais de 18 segundos a frente da moto rival mais próxima, a KTM de Brad Binder, em quinto.
A única motocicleta não Ducati que conseguiu vencer uma corrida esse ano foi justamente a Aprilia, no GP dos Estados Unidos, com Maverick Viñales. A fabricante italiana já é conhecida por ter feito na sua RS-GP uma verdadeira cópia da Desmosedici nos últimos anos.