Não é segredo que a Kawasaki está trabalhando em uma moto elétrica. Os japoneses, no entanto, garantem que não há pressa nem previsão de lançamento. Mas esses registros de patente sugerem que o projeto Endeavour está evoluindo rápido.
Os desenhos mostram as partes mais importantes da moto elétrica: quadro, motor, bateria, caixa de câmbio e peças do chassi. A única coisa que falta é a carenagem – se é que trata-se do mesmo modelo mostrado nos vídeos recentes da marca.
O mais interessante, no entanto, é um desenho que mostra como a nova moto chegará ao consumidor (abaixo). Desmontada (e sem bateria) ela é aprontada diretamente em um revendedor Kawasaki, retornando esporadicamente para recarga, revisão e armazenamento.
Também podemos ver no diagrama de fiação que a centralina inclui acelerômetros e sensores de temperatura. O objetivo não é apenas diagnosticar uma falha na motocicleta, mas também monitorar a saúde bateria que, como já vimos na MotoE, parece ter uma certa propensão a pegar fogo.
Isso também explicaria porque a empresa pode estar trabalhando nesse sistema “modular” de transporte e venda, para minimizar o risco com componentes elétricos de alta potência. Isso também significaria que as partes convencionais como chassi, freios e rodas pode continuar a ser fabricados em uma instalação normal, enquanto a elétrica (novidade para a Kawasaki) viria de outros lugares.
Acima de tudo, os registros evidenciam que a marca de Akashi está levando o projeto mais a sério do que realmente diz. Afinal, depois de dedicar tanto tempo e atenção a ideias tão diferentes, seria uma grande surpresa se não víssemos uma motocicleta concluída em pelo menos alguns anos.