Takumi Takahashi e Katsuyuki Nakasuga, que são respectivamente os pilotos de testes da Honda e Yamaha irão competir no Grande Prêmio do Japão em Motegi, como participantes Wild Card.
Será a primeira vez que Takahashi correrá em Motegi pela MotoGP. O japonês competiu apenas quatro vezes nas 125cc e nas 250cc e agora terá uma Honda RC213V de fábrica, igualzinha à utilizada por Marc Márquez e Dani Pedrosa.
“Eu participei de vários testes da MotoGP e testemunhei os pilotos do mais alto nível com meus próprios olhos. Estou muito animado por ter a oportunidade de participar de uma corrida de MotoGP e eu gostaria de agradecer a HRC por esta oportunidade. Eu farei o meu melhor, darei 100% e espero corresponder às expectativas de todos.” (Takumi Takahashi)
Nakasuga, por outro lado, é mais experiente na categoria rainha. O japonês já competiu em nove etapas do campeonato mundial, sendo a quarta seguida em Motegi. O piloto irá utilizar uma Yamaha YZR-M1 com a pintura especial do 60º aniversário da marca de Iwata.
“Claro, eu tenho o meu dever de dar o meu melhor para o GP do Japão desse ano, mas ser escolhido para participar com as cores do 60º aniversário da Yamaha me motiva ainda mais do que o habitual. Eu farei o meu melhor para mostrar a força da Yamaha e mostrar como a M1 é rápida com Rossi e Lorenzo em nível mundial. Espero que eu possa torná-la uma corrida memorável para a Yamaha em seu 60º ano.” (Katsuyuki Nakasuga)
Nakasuga venceu, no final de julho, as 8 Horas de Suzuka, ao lado de Pol Espargaró e Bradley Smith, pilotos da Tech3 Yamaha. Antes de Takahashi ser escolhido, especula-se que a Honda tenha convidado Casey Stoner a participar. O australiano, no entanto, recusou. O Grande Prêmio do Japão acontece em 11 de outubro.