Takaaki Nakagami foi o terceiro piloto da Honda a experimentar o chasis Kalex no GP da Alemanha de MotoGP, realizado no último fim de semana, em Sachsenring. O japonês, no entanto, não chegou a utilizá-lo nas corridas.
Nakagami utilizou pela primeira vez o novo chassi nos treinos de sexta-feira. O resultado, no entanto, não foi muito auspicioso: o japonês sofreu um acidente e foi parar na caixa de brita. Razão pela qual ele preferiu ir com o chassi convencional na Sprint Race e na corrida longa.
“Testamos o chassis Kalex em ambas as sessões de sexta-feira, mas a partir de sábado só utilizámos o meu chassis standard,” revelou Nakagami. “Felizmente, o chassi não foi afetado [no acidente], por isso conseguimos preparar uma moto com chassis Kalex e outra com o meu chassis standard para sábado.“
“As condições na sexta-feira eram complicadas, estava molhado na manhã de sábado e no Q1, então não pude fazer muitas voltas com o chassi Kalex e, portanto, não tinha confiança suficiente para usá-lo na Sprint“, admitiu Nakagami. “Fomos com o convencional pela experiência que temos.“
E, nas primeiras impressões, o chassi Kalex ainda não convenceu Nakagami: “Márquez também caiu com esse chassi. Nos encontramos no Centro Médico no sábado e falei com ele. A sensação é a mesma: você não tem confiança, a roda traseira perde aderência e a roda dianteira se vai“, revelou o japonês.
Mas eles irão correr com ele no GP da Holanda, nesse fim de semana, em Assen: “O nosso plano é tentar novamente em Assen e fazer um teste de comparação“, confirmou Nakagami. Agora, apenas Alex Rins, que está se recuperando de uma perna quebrada em Mugello, ainda não experimentou o chassi Kalex.