Tom Sykes encerrou o último dia de testes conjuntos entre o World Superbike e a MotoGP, hoje (27) em Jerez na frente. O britânico surpreendeu ao estabelecer o tempo de 1min39s319, superando com sua Kawasaki ZX-10R as duas Honda RC213V, de Marc Márquez e Dani Pedrosa.
A Honda HRC foi a única equipe da MotoGP a divulgar seus tempos de volta, apesar de várias outras equipes também estarem participando do teste. O tempo de Sykes é o novo recorde não oficial do circuito, baixando também a sua pole position desse ano, que foi de 1min40s292.
O mais impressionante, no entanto, foi o fato de uma moto do World Superbike ter conseguido superar as máquinas da MotoGP. Como se sabe, o primeiro campeonato utiliza motos de produção e é raro elas serem mais velozes do que os protótipos desenvolvidos exclusivamente para as pistas da categoria rainha.
Márquez virou ontem 1min39s57 e Pedrosa 1min40s10. A explicação para o “fenômeno” vem da nova eletrônica que a Honda está usando. Para 2016, todas as equipes de MotoGP utilizarão uma ECU padronizada pela Dorna, que é bem menos sofisticada que os softwares desenvolvidos pelas fábricas.
A Honda ainda luta para acertar a moto à nova eletrônica, tanto que Márquez encerrou os testes ontem (27) bastante insatisfeito e hoje acabou caindo na curva 3 do circuito andaluz. Para comparação, o seu tempo no grid de largada para a prova desse ano foi em 1min38s300, um segundo inteiro mais rápido com o software desenvolvido pela Honda.
As equipes do World Superbike, no entanto, divulgaram as folhas de tempo. A Kawasaki ficou mesmo na frente, com o campeão Jonathan Rea em segundo, com o tempo de 1min39s524. Xavi Fóres colocou a Ducati Panigale R em terceiro ao marcar 1min40s148 e Nicky Hayden – cada vez mais adaptado à sua Honda CBR1000RR Fireblade – foi o quarto, com 1min40s193.
Testes de Jerez – Sexta-Feira (27/11)
1. Tom Sykes (Kawasaki ZX-10R) – 1’39.319 / 98 voltas
2. Jonathan Rea (Kawasaki ZX-10R) – 1’39.524 / 44 voltas
3. Xavi Fores (Ducati Panigale R) – 1’40.148 / 56 voltas
4. Nicky Hayden (Honda CBR1000RR SP) – 1’40.193 / 91 voltas
5. Chaz Davies (Ducati Panigale R) – 1’40.774 / 52 voltas
6. Davide Giugliano (Ducati Panigale R) – 1’41.152 /60 voltas
7. Leon Camier (MV Agusta F4 RR) – 1’41.219 / 63 voltas
8. Sylvain Guintoli (Yamaha YZF-R1) – sem tempo