A temporada 2019/2020 do Mundial de Endurance (EWC) teve início no último final de semana com a 83º edição das 24 Horas de Bol d’Or, na França. A vitória ficou com a equipe oficial da Suzuki (SERT), que superou uma a Yamaha particular e a equipe oficial da BMW, que realizou a sua corrida de estreia.
O trio composto por Vincent Philippe, Etienne Masson e Gregg Black dominou os treinos oficiais e conquistou a pole position com um novo recorde de média horária superior à 180 km/h no tradicional circuito de Paul Ricard. Para se ter uma ideia, a velocidade máxima foi de 340 km/h, atingida por uma BMW.
Na hora da largada, no entanto, os 56 pilotos classificados tiveram que lidar com uma inesperada chuva torrencial, que ocasionou diversas quedas e a entrada do carro de segurança. Sem melhora nas condições meteorológicas, a direção de prova foi obrigada a paralisar a corrida às 17h43 e até a manhã do dia seguinte às 6h, o que só havia acontecido antes em 1988 e 1996.
Duas equipes com maquinário Yamaha, a austríaca YART e a polonesa Wojcik Racing alternaram-se na ponta entre as paradas de reabastecimento nas duas primeiras horas de competição. Depois, a FCC-TSR Honda France (que agora conta com apoio oficial da HRC) assumiu a ponta, antes de a corrida ser interrompida pela bandeira vermelha.
No reinício, às 6h da manhã de domingo, eles continuavam na ponta com Mike Di Meglio, até que o motor da CBR1000RR estourou largando muito óleo entre as curvas Signes e Beausset. Isso ocasionou os acidentes de Erwan Nigon (Kawasaki SRC) e Loris Baz (Yamaha), causando o incêndio das duas motocicletas.
Com tantas reviravoltas, Philippe, Masson e Black voltaram à liderança, dando a Suzuki a sua 17º vitória nas 24 Horas de Bol d’Or e a primeira da equipe SERT desde a edição de 2016. Em segundo ficaram os surpreendentes poloneses da Wójcik Racing (Gino Rea, Christoffer Bergman e Axel Maurin). Fazendo a sua estreia, a BMW Motorrad Endurance Team (Ilya Mikhalchik, Julian Puff e Kenny Foray) assegurou a terceira posição.
Agora, a Suzuki lidera o campeonato com 60 pontos, doze à frente da Wójcik Racing Team (Yamaha) e dezoito sobre a BMW Motorrad Endurance Team. A próxima etapa são as 8 Horas de Sepang, na Malásia em 14 de dezembro.
24 Horas de Bol d’Or 2019 – Dez primeiros
01. Suzuki Endurance Racing Team (Suzuki)
02. Wójcik Racing Team (Yamaha)
03. BMW Motorrad World Endurance Team (BMW)
04. Omega Maco Racing Team (Yamaha)
05. VRD Igol Pierret Experiences (Yamaha)
06. Moto AIN (Yamaha)
07. Tati Team Beaujolais Racing (Kawasaki)
08. Tecmas BMW GMC (BMW)
09. BMRT 3D Maxxess Nevers (Kawasaki)
10. 3ART- Moto Team 95 (Yamaha)