A Suzuki publicou em suas redes sociais um teaser em que sugere a chegada de uma GSX-R de aniversário em 31 de julho. Não por acaso é no fim de semana das 8 Horas de Suzuka.
O vídeo de apenas 17 segundos não mostra nada, exceto um piloto com suas botas de corrida caminhando no paddock – isso fica bem claro – do circuito de Suzuka. Como sabemos que é uma GSX-R? Eles mesmos dizem na descrição e até deixam o link para um microsite dedicado.
Foi em 1985 que a Suzuki introduziu a GSX-R 750, considerada por muitos como a primeira superbike da era moderna. Maleável como uma 600 e quase tão potente como uma 1000, a motocicleta angariou uma legião de fãs e criou uma família de modelos até hoje muito cultuados.
Mas já faz alguns anos que a linha GSX-R não recebe atualizações significativas. Isso fez com que elas não se enquadrassem aos mais recentes limites de emissões de poluentes e precisassem ser descontinuadas em mercados importantes, como o europeu e o japonês.
O microsite não deixa dúvidas de que a Suzuki vai celebrar os 40 anos da linha GSX-R, mas de que forma? Com histórias, eventos e demonstrações… ou com um novo modelo? Para saber com clareza teremos que aguardar até 31 de julho, quando começam os trabalhos para as 8 Horas de Suzuka.
As 8 Horas de Suzuka é a corrida de longa duração mais prestigiada do motociclismo e as fabricantes japonesas investem para valer. Na edição 2025, Honda e Yamaha estão de volta com equipes de fábrica e com pilotos de MotoGP, como Johann Zarco e Jack Miller.
Vencedora em muitas edições, a Suzuki não estará participando categoria principal, tendo se desvinculado de sua equipe de Endurance em 2022. Eles, no entanto, estarão correndo na classe experimental, com uma GSX-R1000R com combustível 100% sustentável.