A Suzuki anunciou a sua participação nas 8 Horas de Suzuka desse ano com interessantes novidades. A sua GSX-R1000R vai utilizar combustível e componentes mais ambientalmente sustentáveis.
Anunciada no Tokyo Motorcycle Show, a GSX-R1000R competirá sob a bandeira da equipe Suzuki CN Challenge, composta principalmente por funcionários da Suzuki trabalhando em colaboração com a Yoshimura, fabricante de escapamentos parceira de longa data da marca.
A gasolina fornecida pela Elf terá 40% de material de origem biológica. O óleo da Motul também apresenta uma base de origem biológica. O escapamento Yoshimura terá um catalisador especial para capturar alguns dos poluentes do motor.
As próprias carenagens da motocicleta são feitas de carbono reciclado e os para-lamas feitos de fibras de linho naturais de origem vegetal. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de tecnologias de desempenho ambiental através das condições exigentes das corridas de resistência.
“A Suzuki tem feito esforços para realocar recursos para promover o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à sustentabilidade”, disse o Presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki. “Ao tornar o desenvolvimento de combustíveis e outros itens sustentáveis iremos não apenas a melhorar as tecnologias de desempenho ambiental da Suzuki, mas à fabricação de produtos ainda melhores no futuro.“
Importante destacar que, como este não é o combustível oficial do Mundial de Endurance da FIM (FIM EWC), a Suzuki participará na Classe Experimental, categoria destinada a fins experimentais. A Suzuki se retirou de todas as corridas de classe mundial no fim de 2022.
As 8 Horas de Suzuka é a corrida de longa duração mais prestigiada do motociclismo mundial e acontece entre 19 e 21 de julho no Japão, terceira etapa do Mundial de Endurance da FIM. Para se ter uma ideia, a Ducati já confirmou presença, com participação oficial em uma equipe japonesa.